Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
terça-feira, 16 de junho de 2009
Monção
Monção situa-se entre dois fenómenos geográficos distintos, o extenso e fértil vale do rio Minho e as escarpadas montanhas, sendo no sentido transversal, cortado por uma série de rios, ribeiros, riachos, que fertilizam a sua terra e permitem a ocupação a meia encosta. Ora, se os vales são propícios para a prática de agricultura também os terrenos de alta montanha são os ideais para a prática da pastorícia, não sendo então raros os vestígios de ocupação um pouco por todo o lado.
Deu-la-Deu Martins é um afigura lendária da história local, à qual está atribuído o feito de ter ludibriado os castelhanos numa altura em que estes impunham um cerco à vila, durante as guerras fernandinas. Para tal ter-lhes-ia lançado pães feitos com a farinha (pouca) que restava em Monção, gritando-lhes a frase “Deus lo deu, Deus lo há
dado".
Também a Festa do Corpo de Deus (festas municipais) motivam um grande interesse em todo o concelho. Tal como na Idade Média, seguem em cortejo o Boi Bento, de cornos envernizados e enfeitados de flores e fitas, o Carro das Ervas, engalanado de verdura e cheio de anjinhos, S. Jorge, fulgurante cavaleiro medieval e, a Coca, monstro que simboliza o mal. Depois da procissão, S. Jorge defronta a Coca num renhido torneio, cujas peripécias entusiasmam a multidão.
Das muralhas medievais de Monção, construídas no tempo de D. Dinis (1305 a 1308), resta apenas um trecho junto ao passeio dos Néris.As actuais muralhas resultam de uma modificação ocorrida no começo do século XVIII. São consideradas Monumento Nacional pelo decreto de 16-06-1910, tendo sido rompidas em três lados: para assento da via-férrea, para a abertura da estrada das Caldas e para a construção da estrada em direcção a Melgaço.
Na vila é de destacar a Igreja Matriz, uma igreja fundada no reinado de D. Dinis no século XIII. Com influências da arquitectura religiosa gótica, manuelina, maneirista e barroca, o seu pórtico – de estilo românico – é digno de ser admirado. No seu interior, a Capela de S. Sebastião – notável pelo seu estilo gótico – possui o jazigo de Vasco Marinho, seu fundador, secretário e confessor do papa Leão X.
O concelho de Monção oferece um vasto cardápio de paladar caseiro e gostoso que compreende, entre outros manjares, o arroz de lampreia do rio Minho, o sável e o salmão, geralmente servidos grelhados ou em caldeirada, o cabrito assado à moda de Monção, conhecido como a “Foda à Monção” e, na doçaria, as delicias conventuais das “barriguinhas de freira” e os populares papudos e roscas. O Vinho Alvarinho, nascido na Sub-Região de Monção, é personalizado e distingue-se dos demais pelo seu equilíbrio, de cor citrina, paladar leve e fresco, aroma frutado, característico e ímpar, cheio de boca, e de agradável e persistente pós de boca, sendo, pela sua originalidade, um dos melhores vinhos do mundo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
16 comentários:
meu caro amigo Dylan,
este teu blog já é património da blogosfera tão importante ele é no conhecimento do nosso país.
agradeço-te porque sei bem que 'isto' dá trabalho,
saúde/abraço
Um espectaculo para os olhos e uma fonte de informação.Parabens pelo espaço.
Monção faz parte da minha infância e adolescência. Passei lá todos os Agostos da minha vida entre os 3 e os 18 anos :)
Olha Espanha!! :)
Nunca estive em Monção, mas graças a ti vou estar. Continua, Dylan. És serviço público.
Abc
Uma verdadeira pérola, entre as várias existentes no Minho!
Lindo, Dylan!Já lá estive a percorrer a muralha.Não haja dúvidas de que Portugal é -àparte os políticos!- um país de maravilhas.
Abraço de lusibero
Conheço Monção, apesar de não ir lá já há uns anitos. Recomendo, é bem bonito...
Andas voltado para o Alto Minho?! :)
Quem me dera lá estar hoje, com sol e fresquinho. Pois, pois...
Nunca aqui estive...mas tenho sempre muita vontade de visitar os locais lindíssimos que aqui são dados a conhecer!
Uma pergunta? Só os dás a conhecer ou já os visitaste?
Olá, Dylan.
O pluralismo que torna imenso o glorioso é também o seu Calcanhar de Aquiles. É um Clube/Instituição apetecível e por isso, alvo de cobiça por "Páraquedistas" à procura de mediatismo.
Este BC, é mais um caso triste de sócio que deveria pertencer a outro Clube. Primeiro, porque acha que o Pinto é um exemplo a seguir; Segundo, por todas as razões que enumerei anteriormente no seu Blogue de Candidatura e Terceiro, por apresentar a sua pseudo-candidatura (ainda não é candidato efectivo) num avião fretado à TAP e dizer que vai convidar Rui Costa para blá-blá-blá, como se o Rui lhe fosse ligar um chavo.
Enfim, é um comediante.
Acho que o LFV continua a ser a única candidatura séria e viável. Cometeu erros? Certamente que sim, mas ninguém pode contestar a sua dedicação, o sucesso de Marketing e o consequente alívio financeiro que o Clube conheceu com a sua Presidência (não esqueças que ainda está a pagar divídas de presidências anteriores).
Creio que será o seu último mandato e depois irá "empurrar" o Rui para que o suceda.
Vamos ver.
Já deves conhecer, mas deixo-te este linque:
http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/
É um Blogue de excelente qualidade, pluralista, um pouco pró-LFV, embora Democrático.
Um grande abraço!!!
:)
E não digo eu, que aqui o Minho tem sítios fabulosos?! Mais um local onde as fadas gostam de passear. :)
Parabéns Dylan, por tudo o que dá a conhecer. :)
É como diz o Cigarrilha, já é património, o seu blogue.
olá,
tão verdinha que é monção...
Que lindas imagens, que belíssiom texto...e que profunda vontade de calcorrear o país!
oi, meu nome é Fernanda Cunha Monção Nunes, eu sou descendente de Portugues ( meu avô: Chiante Monção Nunes ) Adorei ter visto que vc falou dessa linda cidade em portugal, leito dos meus avós !
obrigada!
It's easy and order of p90x cds specific and is particularly the best option and is based solely on Plyometrics, Core, and Cardio training. I chose to do classic in my first round of P90 X and seemed toning weights and tension tools resistance bands.
Also visit my blog - textusa.setxpatriots.com
Enviar um comentário