Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
quarta-feira, 17 de maio de 2023
Paisagem Protegida do Corno de Bico - Paredes de Coura
quarta-feira, 10 de maio de 2023
Colónia Agrícola de Chã de Lamas (Vascões) - Paredes de Coura
No final dos anos 50, o Estado Novo criou a Colónia Agrícola de Chã de Lamas, com vista a fixar gente em zonas despovoadas e para tornar cultivável os terrenos baldios. Os colonos recebiam casas mobiladas, alfaias agrícolas, juntas de gado, sementes e adubos, mas ficavam obrigados a entregar ao Estado um sexto do valor das colheitas. O que chama a atenção da antiga colónia é a sua arquitectura, com a fachada sul das casas a ter mais superfície do que a norte, optimizando a insolação. Visto de cima, assume a forma de uma concha orientada a sul, onde as árvores em redor protegem dos ventos frios do quadrante norte.
segunda-feira, 1 de maio de 2023
Passadiço e Cascata do Rio Cabrão - Jolda (Madalena) e Rio Cabrão - Arcos de Valdevez
Não é fácil chegar ao miradouro da cascata do Rio Cabrão, mas prometo que a recompensa é brutal. Da estrada municipal, parte um percurso pedestre de cerca de 600 metros, quase sempre a subir, seguindo-se uma escadaria de madeira que parece terminar no céu. Graças ao seu declive acentuado, o Rio Cabrão despenha-se furiosamente num vale rochoso em direcção ao Rio Lima, criando diversas cascatas e levadas criadas pelo homem, numa paisagem verdadeiramente arrebatadora.
N. B.: O acesso pedestre à cascata encontra-se sinalizado junto ao cemitério de Rio de Cabrão. A estrada municipal é muito estreita e torna-se difícil estacionar. Evite fins de semana e feriados para não haver aglomeração de viaturas no local. No topo da cascata, não saia da escadaria (passadiço) devido a perigo de queda, que pode ser fatal.