A 30 km do mar, as Salinas de Rio Maior parecem uma miragem distante, ou não estivessem encaixadas num vale, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Esta maravilha da natureza tem a água sete vezes mais salgada do que a do mar, vestígios da presença de um antigo oceano naquela região, há muitos milhões de anos atrás. Este local tem oito séculos de História, a beleza do reflexo da água e das pirâmides de sal é complementada pelos armazéns dos salineiros transformados em casas de comércio. No Natal, a aldeia de Marinhas do Sal ganha novo encanto com o evento "Presépios de Sal" e com as decorações da época.
Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
quinta-feira, 23 de novembro de 2023
domingo, 5 de novembro de 2023
Penas Róias - Mogadouro
Penas Róias, em Mogadouro, foi vila e sede de concelho, tendo sido doada à Ordem dos Templários, em 1145. Estes Cavaleiros construíram o castelo sob a ordem de D. Afonso Henriques, tendo um papel importante na defesa do Nordeste Transmontano contra o reino de Leão e Castela, bem como as invasões muçulmanas. Foi uma das mais importantes fortalezas medievais de Trás-os-Montes e possuía uma muralha que já não se encontra conservada.
Subscrever:
Mensagens (Atom)