sexta-feira, 23 de setembro de 2011

3ª. FESTA DO OUTONO. Serralves - 25 Setembro - PORTO


Celebre em família, ou não, a chegada da nova estação, tudo para "reavivar antigas tradições e costumes". Música, teatro infantil, percursos na Quinta, uma Feira do Livro Infantil e uma Feira de Produtos Biológicos, com venda de compotas, ervas aromáticas e azeites. Oficinas de construção de animais de palha inspirados naqueles de verdade que vivem na Quinta de Serralves, aprender a fazer queijo e pão ou dar um passeio de burro mirandês, são algumas das actividades que os mais pequenos podem escolher fazer.
A entrada é gratuita (até parece mentira), mas vá cedo porque é difícil de estacionar dado o elevado número de pessoas que se prevêm lá estar. Mas sossegue, há espaço para todos.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

7 º Festival Internacional de Jardins (até 31 de Outubro) - Ponte de Lima

















A edição deste ano escolheu a temática "A Floresta no Jardim", neste 2011 em que se comemora o Ano Internacional das Florestas.  Foram seleccionados 11 projectos em forma de jardins, e onde o público visitante  é chamado a votar neste modelo vanguardista e de criação artística  através do impacto visual. Por outro lado, tem uma componente ambiental: a preservação e manutenção dos espaços verdes.  

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Feiras Novas (10 - 12 Setembro) - Ponte de Lima




As centenárias Feiras Novas encerram o ciclo das Festas e Romarias do Alto Minho no segundo fim-de-semana de Setembro, quando o sol quente do Verão se prepara para a despedida. Celebradas desde 1826, por provisão régia de D. Pedro IV e em honra de Nossa Senhora das Dores, as Feiras Novas oferecem aos limianos e aos milhares de forasteiros, três dias e outras tantas noites de cor, alegria, folia e ritmo. Para além da música, folclore e fogo de artifício, há ainda espaço para concursos pecuários, corridas de garranos, cortejos etnográfico e histórico, bandas de música, gigantones e cabeçudos, grupos de bombos e para a procissão que encerra o ciclo das romarias do Alto Minho. Mas é o povo com a sua alegria e espontaneidade, a sua forma de fazer e estar na festa, as rusgas e os cantares ao desafio, o folclore em qualquer canto da vila que transforma as Feiras Novas num momento único e na romaria que é considerada o "maior congresso ao vivo da cultura popular em Portugal".





domingo, 4 de setembro de 2011

XXV Congresso de Medicina Popular (1 a 4 de Setembro) - Vilar de Perdizes




Por 40 stands estão espalhados bruxos, videntes, médiuns, astrólogos, ervanárias, massagistas, tarólogos, exorcistas, comerciantes de chás e licores, além de barracas de 'comes e bebes'. A grande figura nas ‘bodas de prata’ continua a ser o padre Fontes, este ano agraciado com a medalha comemorativa dos 25 anos de edições e  por ser o "pai" do evento. A "junção entre o profano e o sagrado", o misticismo, colocaram esta freguesia do concelho de Montalegre no mapa.
António Lourenço Fontes fez mais por esta região do país do que muitas entidades ligadas ao turismo.