quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Colmeal (Figueira de Castelo Rodrigo)



Em Julho de 1957, os habitantes desta aldeia foram despejados por ordem do Tribunal, gerações de lavradores e pastores que também viram os seus bens serem confiscados pela GNR. Tempos salazaristas que conviviam com os desmandos dos mais ricos, só porque alguém decidiu fazer daquelas terras a sua "quinta particular". Resultado: o abandono - dum local que chegou a ter cerca de 300 habitantes -, a degradação dos edifícios, o ambiente fantasmagórico que lancina o coração dos familiares daqueles que lá viveram.
O Colmeal, situado nas fraldas da Serra da Marofa, ainda hoje é freguesia, ainda hoje mantem a marca da fidalguia da família de Pedro Álvares Cabral, ainda hoje espera que a sua rica história impulsione o turismo e traga novamente vida a esta aldeia.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Guimarães (Capital Europeia da Cultura 2012)



É no dia 21, no Pavilhão Multiusos, que se realizará a grande Cerimónia de Abertura de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura. Classificado pelo Comité da UNESCO, em 13 de Dezembro de 2001, como Património Mundial da Humanidade, Guimarães tem muito para oferecer a nível turístico a que se junta, agora, a  cultura.

- Programa
- Passeios pela cidade

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Cante Alentejano


 
Inspirado pelo Fado, o Cante Alentejano vai apresentar a candidatura a Património Imaterial da Humanidade através da UNESCO. Cantado unicamente por homens, de camisola aos quadrados, lenço ao peito e chapéu na cabeça, representa a cultura popular tradicional do povo do Baixo Alentejo. A Câmara Municipal de Serpa está a dinamizar o apoio e o envolvimento de todos os municípios em que existem grupos de cante alentejano. A salvaguarda deste património é assegurada, igualmente, pela crescente inclusão do seu ensino nas escolas locais, facto que induz também a sua transmissão inter-geracional.
O Cante Alentejano é uma espécie de crónica da vida do povo trabalhador, rural, que frequentava as antigas tabernas depois de um dia de árdua labuta nos campos.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Presépio de Rua - Monsaraz (até 6 de Janeiro)



Há mais de 10 anos consecutivos que este projecto dá vida à vila histórica de Monsaraz. São 43 figuras formadas a partir de grandes estruturas de ferro e rede, recobertas por panos de cor crua, impermeabilizados e tratados para o efeito, estando iluminadas durante a noite. O local é extraordinário, tendo como pano de fundo a Albufeira do Alqueva. A escultora Teresa Martins manteve os tons pastel nas figuras, mas acrescentou-lhes tons rosa velhos e lilases, alterando também as caras e as mãos, actualmente feitas em cerâmica, ficando com forma e num sentido mais figurativo.