terça-feira, 28 de abril de 2015

Praia da Amália - Brejão (Odemira)

 


A Praia da Amália, também conhecida como Praia dos Malmequeres, é um dos segredos mais bem guardados do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A praia, totalmente selvagem e sem qualquer tipo de infraestrutura de apoio,  deve o seu nome à artista Amália Rodrigues, visto a fadista ter habitado a propriedade erigida sobre a falésia como refúgio, durante décadas.
O acesso à praia, é de difícil acesso, com um pequeno riacho a acompanhar um trilho debaixo de densa vegetação. Pela sua pacatez e natureza quase em estado puro, esta é uma praia muito frequentada por naturistas, reunindo também condições para a prática de surf e pesca desportiva.
 
 
 
Acessos: Na EN120 , segue-se pela 393-1 em direcção a Brejão. Nessa localidade, virar na direcção de Azenha do Mar/ Asseiceira. Chegando à casa do Turismo Rural da Seiceira, encontrámos um grande malmequer amarelo. Seguir nessa estrada em terra batida entre estufas de morangos até à antiga casa de férias da Amália, onde ao chegar, devemos seguir a pé pelo trilho até à praia. 

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Praia dos Aveiros - Albufeira







Após o maciço rochoso que delimita a baía de Albufeira a leste, surge esta praia de areal pequeno, encaixado entre arribas e com formações rochosas na linha de banhos. A nascente oferece o panorama da linha de costa até Vilamoura, vislumbrando-se ao longe as arribas de argila vermelha da praia da Falésia. Um passeio para poente sobre a plataforma rochosa existente na base da arriba, que se estende até ao areal do Forte de São João, mostra uma profusão de sapas, galerias e algares (poços naturais).
N. B. - Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas. O mesmo se recomenda quando se caminha sobre a plataforma rochosa tão característica desta praia.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Praia de São Rafael - Albufeira



                        



O areal é amplo e encontra-se enquadrado por arribas calcárias de tons quentes, muito fracturadas e fissuradas. Nesta praia pode-se observar uma diversidade notável de modelados rochosos muito curiosos: arcos, sapas, algares e leixões, formas resultantes da acção conjunta da força mecânica das ondas do mar sobre as arribas e da água da chuva, que promove a dissolução da rocha calcária. As salgadeiras, planta que "transpira sal", possibilita a observação de cristais de sal reluzentes nas suas folhas. Quando a transparência da água o permite, vislumbra-se o contorno misterioso das rochas submersas que esconde uma abundante vida marinha.