Os Percursos Naturais do Parque do rio Corgo prometem ser um dos grandes spots turísticos de 2022. O local não é mais do que a ampliação do referido espaço verde para sul, ligando o bairro dos Ferreiros à Vila Velha e unindo as duas margens da cidade. Inclui uma pequena extensão de passadiços de madeira e a recuperação de antigos caminhos em volta das escarpas do rio Corgo. Futuramente será construído a ligação ao centro da cidade através da Avenida 1ºde Maio bem como ao Eco Campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
domingo, 23 de janeiro de 2022
sexta-feira, 7 de janeiro de 2022
Cascata da Fílveda (Bouças) - Sever do Vouga
O rio Fílveda nasce na serra do Arestal e desagua no rio Caima. No seu caminho, perto da aldeia de Bouças, cai de um precipício rochoso com mais de 40 metros em consecutivas quedas de água. Entrando no acesso pedonal à cascata, a paisagem de pinheiros e eucaliptos dá lugar a um vale fantástico com um bosque de grande riqueza florestal.
O acesso a este local não é fácil nem tampouco aconselhado a crianças pequenas. Conte com uma caminhada de 2 km num trilho pouco interessante a partir do Parque do Areeiro ou da aldeia de Bouças. No desvio para a cascata ter atenção à perigosa descida de 100 metros que se segue até chegar a uma escadaria, nomeadamente por ser um caminho escorregadio, irregular, com corrimãos de madeira soltos e partidos.