domingo, 25 de dezembro de 2011

Festa dos Rapazes



Também denominada Festa de Santo Estevão (patrono dos jovens) - tendo sido o  calendário litúrgico a colocar o santo no ciclo de Natal -, conforme a localidade onde é efectuda, realiza-se todos os anos nos dias 25 de Dezembro a 6 de Janeiro, participando toda a comunidade com especial destaque para os jovens solteiros da aldeia. Os mascarados representam a desordenação, a transgressão, e nas "loas" comentam sarcasticamente em frente da população acontecimentos praticados por alguns habitantes.

Neste símbolo da região transmontana, em locais como Vale de Salgueiro, Ousilhão, Varge, Babe, Rio de Onor, Parada e Serapicos, o Natal deixa de ser um tempo de família e de casa para passar a ser uma festa do rapaz que se torna adulto, que passa as festas fora de casa. Ao toque das gaitas-de-foles, dos tambores e dos cânticos, acontece uma espécie de rito iniciático tradicional de puberdade, um pouco das regras que irá encontrar em sociedade.

"Pessoal que me ouvis,



bem sabeis o que isto é;


tenho um caso p’ra contar


que diz respeito ao Manuel Zé.




Que diz respeito ao Manuel Zé,


rapaz de muita alegria;


o que havia de fazer


à sua irmã Maria.




À sua irmã Maria,


isto ninguém o adivinha;


ele já andava maluco


com ela e com a sobrinha.




Ele ia para as hortas


fartinho de trabalhar;


elas iam para a taberna


só para se emborrachar"

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Rio Mondego



Um rio aclamado por poetas e compositores, intimamente ligado à história de Portugal. Enquanto as suas águas se fundem com o mar, uma pequena fonte, escondida no alto da Serra da Estrela, continua a assegurar que o Mondego dá vida à sua grande variedade de habitats e de vida selvagem.
''Mondego'' é um documentário realizado por Daniel Pinheiro que retrata a vida selvagem do rio português desde a nascente até à foz. O realizador, nascido em Coimbra e com uma forte ligação ao rio Mondego, quer dar a conhecer a fauna deste ''cantinho do país''. O trabalho foi realizado no âmbito de um mestrado em produção de documentários de vida selvagem na Universidade de Salford, UK. As gravações foram feitas nos meses de Maio e Junho de 2011.
Foram precisas muitas horas de pesquisa e paciência para identificar e encontrar as espécies com maior importância para o rio, como o melro d'água, o tritão ibérico e a salamandra lusitânica. A realização de documentários sobre vida selvagem está a dar os primeiro passos em Portugal e ainda não existem muitos projetos na área. O que é certo é que mesmo para um país pequeno, a riqueza de fauna e flora é abundante e pode ser divulgada ao resto do mundo.

http://www.new4media.net/pt/?id=2432&det=12385

Esta mensagem é uma espécie de prenda natalícia para os meus leitores que apreciam a natureza e a beleza do nosso país. 

domingo, 11 de dezembro de 2011

Parque Temático Molinológico (Aldeia Natal) - Oliveira de Azeméis



O Parque, situado em Ul, vai combinar a temática da panificação com elementos da tradição natalícia, decorados e animados de forma especial.  Os moinhos de água vão estar transformados num lugar de fantasia e magia para miúdos e graúdos, com a respectiva contribuição das várias casas temáticas e os espectáculos de magia, música e teatro.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Mascararte (1 - 7 Dezembro) - Bragança


A coberto da Mascararte, a Bienal de Máscara, será apresentado "o maior diabo alguma vez visto", e que será queimado no fim do evento. Cortejos, rituais, palestras e música vão fazer parte do programa. Será aproveitada a ocasião para inaugurar a sede da Academia Ibérica da Máscara, junto ao Museu Ibérico da Máscara.
A organização pretende ressuscitar a trilogia do diabo, a morte e a censura que antigamente saíam à rua pelo Carnaval e atormentavam quem se cruzasse no seu caminho. O objectivo é o de não esquecer os rituais do nordeste transmontano, nomeadamente esta infernal figura mítica que inspira as festas de Inverno, entre o final  de Outubro e o Domingo Gordo de Carnaval.