quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Salinas de Rio Maior (Marinhas da Fonte da Bica) - Marinhas do Sal (Rio Maior)

A 30 km do mar, as Salinas de Rio Maior parecem uma miragem distante, ou não estivessem encaixadas num vale, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Esta maravilha da natureza tem a água sete vezes mais salgada do que a do mar, vestígios da presença de um antigo oceano naquela região, há muitos milhões de anos atrás.  Este local tem oito séculos de História, a beleza do reflexo da água e das pirâmides de sal é complementada pelos armazéns dos salineiros transformados em casas de comércio. No Natal, a aldeia de Marinhas do Sal ganha novo encanto com o evento "Presépios de Sal" e com as decorações da época.
















domingo, 5 de novembro de 2023

Penas Róias - Mogadouro







Penas Róias, em Mogadouro, foi vila e sede de concelho, tendo sido doada à Ordem dos Templários, em 1145. Estes Cavaleiros construíram o castelo sob a ordem de D. Afonso Henriques, tendo um papel importante na defesa do Nordeste Transmontano contra o reino de Leão e Castela, bem como as invasões muçulmanas. Foi uma das mais importantes fortalezas medievais de Trás-os-Montes e possuía uma muralha que já não se encontra conservada.

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Ponte Fortificada de Ucanha - Tarouca

A Ponte Fortificada de Ucanha é a primeira portagem medieval do país no momento a que se juntou, na margem direita do rio Varosa, uma torre, mandada construir pelos Monges de Cister. Serviu para custear a obra e manutenção do Mosteiro de Salzedas através da cobrança do direito de passagem. 

  







quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Ilhéu da Papôa - Peniche

Peniche é um paraíso  geológico, natural e cultural. No extremo norte desta antiga ilha, existe uma pequena península chamada Papôa, acessível por um percurso circular de aproximadamente 3 quilómetros formado por pequenos passadiços e escadas. Aqui existiu um vulcão e nestas rochas calcárias naufragou o navio de guerra espanhol  San Pedro de Alcântara, em 1786. A Papôa é um lugar de mistérios, lendas e tesouros perdidos no Atlântico.


Acessos: Em Peniche, tomar a estrada em direcção ao Cabo Carvoeiro. Quando chegar à Praia do Porto da Areia Norte, desviar para o caminho em terra e percorrê-lo até ao final. 


















segunda-feira, 24 de julho de 2023

Museu Fronteira da Paz - Vilar Formoso

Neste tempo conturbado, com uma guerra às portas da Europa, nada melhor que lembrar valores universais, humanismo e justiça. O Museu Fronteira da Paz, em Vilar Formoso, é um apelo para que a história nunca se repita, a passagem dos judeus que fugiam aos horrores do Nazismo, ajudados pela hospitalidade do povo português.  O cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, emitiu entre 17 e 19 de junho de 1940 muitos milhares de vistos para salvar pessoas das perseguições nazis, contrariando as ordens do Governo de Salazar, situação que o levaria à expulsão da carreira diplomática e a um final de vida na miséria. Vilar Formoso foi a porta de entrada para milhares de refugiados vindos de França e de outros países europeus invadidos pelos alemães, que chegavam de comboio ou de automóvel.










domingo, 16 de julho de 2023

Baleal - Peniche

 Chamam-lhe ilha, península e dupla praia de duas baías, mas o Baleal é uma dádiva da natureza. Dividida por um caminho estreito em cima de uma língua de areia que não permite aos veículos cruzarem-se em ambos os sentidos, a praia do Baleal é a única onde se pode estar simultaneamente de costas e de frente para o mar. Como disse Raul Brandão na sua obra, "esta rocha é uma ossada, e talvez o último vestígio de Atlântida". Quando as marés vivas aparecem e isolam o local do continente, o Baleal retorna aquilo que já foi outrora - uma ilha.