Junto à vila do Soajo, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, classificado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, uma pequena intervenção humana criou o fantástico Poço das Mantas. A lagoa, de águas cristalinas, tem baixa profundidade, sendo ideal para crianças. Junto ao espaço existe um parque de merendas onde frequentemente aparecem bovinos da raça cachena.
Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
terça-feira, 16 de abril de 2024
segunda-feira, 1 de abril de 2024
Sanatório do Seixoso - Borba de Godim (Felgueiras)
A mata do Seixoso, em Borba de Godim, Felgueiras, esconde um edifício fantástico que foi o primeiro Sanatório particular em Portugal, depois Casa de Saúde e mais tarde Estância de Hidroterapia. Na década de 20, as águas da Fonte de Juvêncio foram engarrafadas devido à qualidade mineral das mesmas, tendo sido chamada de "Evian portuguesa". Aqui, entre árvores centenárias e 30 hectares de vegetação luxuriante, esteve hospedada a poetisa e feminista Florbela Espanca. Junto ao Challet encontra-se a "Villa Elisa", onde residiam os proprietários.
Acessos: Chegando à cidade da Lixa, tomar a estrada para Borba de Godim. Depois de passar a Igreja Matriz e a Quinta do Paço de Borba, virar à esquerda para o lugar de Vilar. Prosseguir em direcção à Rua do Seixoso, primeiro por uma estrada asfaltada e depois em paralelos. Quando chegar ao final, apanhar o estradão em terra batida que está em frente (não tenha medo, o caminho está em bom estado pois é usado frequentemente para provas oficiais de rali). No primeiro cruzamento, junto às vinhas, estacionar o automóvel e subir a pé pelo estradão da direita. O sanatório encontra-se a 100 metros deste ponto.
N.B.: Lembre-se que está em propriedade privada, peça autorização para entrar no terreno e fotografar. Existem dois cães de guarda nas traseiras do sanatório. Apesar de estarem presos e parecerem simpáticos, não invada o anexo onde eles se encontram. Não traga nada além de fotos.