terça-feira, 29 de julho de 2025

Cascatas da Serra da Aboboreira

As cascatas da serra da Aboboreira, implantada no extremo ocidental do maciço montanhoso Marão /Alvão, sempre foram um segredo bem guardado por experientes caminhantes e praticantes de "trail running", talvez por serem locais de difícil acesso. Recentemente foi criado um trilho pela Junta de Freguesia de Gouveia São Simão, em Amarante, que permite descobrir as cascatas originadas pela Ribeira de Goiva no seu trajecto em direcção ao Rio Ovelha.


N. B.; O trilho começa no parque de merendas de Gouveia São Simão. A subida é feita através de um estradão florestal sem qualquer tipo de indicações, por isso é recomendável o uso de GPS. Na aproximação às cascatas, tenha cuidado com a encosta rochosa que perdeu vegetação devido aos incêndios e pode provocar desprendimento de pedras. No Verão, o caudal das cascatas é bastante reduzido. 












terça-feira, 3 de junho de 2025

Trilho do Rio Cavalum - Penafiel


Em plena época do Covid, um grupo de amigos decidiu eleger a natureza como meio de escapar à pandemia e começou a limpar as margens do rio Cavalum, em Penafiel, reabilitando velhos caminhos em redor do Vale. Graças a estes voluntários, nasceu na margem esquerda do rio Cavalum um trilho de 4 km com início no Parque da Cidade, para montante, em direcção às Cascatas do Barão, perto do local onde se situava a Casa do Barão das Lages.
Junto à ponte dos Moinhos (Rua dos Moinhos), onde outrora existiam sete engenhos, o percurso faz uma deriva circular em direcção às cascatas do Barão. Neste local, aconselho atravessar para a margem direita do rio Cavalum e continuar pelo trilho até às cascatas, fazendo depois o regresso pelo mesmo sentido. O caminho pela margem esquerda é confuso, mal assinalado, obstruído pelo crescimento descontrolado da vegetação e com muito material lenhoso. 















terça-feira, 27 de maio de 2025

Barrias de Jugueiros - Felgueiras

As Barrias são formações geológicas compostas por grandes blocos de granito erodidos pelo tempo e clima. Aqui esconde-se um espaço de lazer de grande beleza natural, completado por uma cascata e uma calçada medieval que serviu como caminho de peregrinação, bem como para transportar mercadorias e animais. No local, passa o trilho circular "PR3 FLG  Levadas de Jugueiros", de 8,5 quilómetros, em redor do rio Ferro e Bugio que alimentam alguns moinhos e campos agrícolas, no meio de vegetação autóctone como carvalhos, plátanos, choupos, amieiros e salgueiros.   

Abaixo da calçada existe umas poldras e uma espécie de represa natural de águas cristalinas que serve para refrescar em dias de maior calor ou simplesmente relaxar neste cenário verde e intenso. Outro ponto emblemático do percurso é o conjunto de quedas de água no lugar de Escavanca, junto à levada do Assento. 



















 


terça-feira, 6 de maio de 2025

Passadiços de Pindelo - Oliveira de Azeméis

O passadiço da União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo, em Oliveira de Azeméis, foi construído junto das margens do rio Antuã, aproveitando caminhos antigos. O percurso é linear, com cerca de 3 quilómetros, combinado com um trilho em terra batida. Os principais motivos de interesse são a Cascata da Pedra Má, situada perto da entrada norte (debaixo do viaduto da autoestrada A32), a Cascata do Outeiro (sensivelmente a meio do percurso), bem como diversos açudes, levadas e moinhos desactivados. Existe outra entrada mais segura para o passadiço  no extremo sul, junto à ponte de Pinhão. 

N:B.; Não existe indicações para chegar ao passadiço porque a empreitada ainda não está concluída, possivelmente a entrada norte terá um acesso mais fácil no futuro e menos perigosa do que a actual (junto à berma da Estrada Nacional 227). Ainda decorrem trabalhos de conclusão da obra pela junta de freguesia. Não perturbe o espaço dos mesmos.