sexta-feira, 28 de maio de 2010

Vinho do Porto e BB King - Sabrosa


"Vinho do Porto e BB King, quanto mais velhos melhores"

Riley Ben King, mais conhecido como BB King, desenvolveu, ao longo dos anos, um fortemente identificável estilo musical de guitarra a nível mundial. Com mais de 50 álbuns lançados, tornou-se um dos mais conceituados músicos de blues dos últimos 40 anos, contando com diversos Grammys na sua carreira. Considerado pela revista Rolling Stones o terceiro maior guitarrista de todos os tempos, BB King esteve pela
última vez em Portugal há 12 anos, enquanto embaixador musical dos EUA na Expo98. O espectáculo insere-se no âmbito do programa “Douro Charme”, promovido pela Rota do Vinho do Porto. A iniciativa, em cuja autarquia de Sabrosa tem um papel decisivo para a logística desta produção, pretende dar a conhecer a oferta enoturística da região. Atrair mais e novos visitantes à região, classificada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, é outro dos objectivos. O espectáculo, cujo início está previsto para as 22H00 no palco da Quinta dos Almeidas, tem entrada gratuita, e marcará o início da digressão europeia do "monstro".

Partes do texto e fotografia pertencem à Rota do Vinho do Porto.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Reviver "Bracara Augusta" - Braga (27 a 30 de Maio)



A sétima edição desta recriação histórica decorre no centro histórico de Braga, a "Bracara Augusta" romana, cidade fundada pelo imperador César Augusto no século VI antes de Cristo, após a pacificação definitiva da região. Augustus, "regressa", faz uma saudação imperial e percorre as principais ruas do centro da cidade onde também estará instalado o "Mercado Romano" podendo ser apreciados e adquiridos vários produtos típicos de há dois mil anos atrás.
À noite terão lugar os espectáculos de fogo e música, danças exóticas, artes circences, gladiadores, cortejos nocturnos, figuras mitológicas, representações teatrais e  a presença constante de animadores de rua. O evento engloba, ainda, um acampamento militar e uma zona de gastronomia com iguarias da época nas tabernas de rua.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Castellum de Alcabideque - Condeixa-a-Nova

Foto: Geocaching

Há muitos, muitos anos, na época dos romanos, a aldeia de Alcabideque vivia um ano de grande seca. Num belo dia, estava uma senhora com o seu rebanho que pastava, quando viu, saíndo de um buraco, um pássaro que tinha o bico e as patas molhadas.
Refeita do espanto, correu à aldeia a chamar os vizinhos para verem tal fenómeno. Começaram, então todos a escavar e encontraram uma nascente. Houve festa a noite toda pois acabara a seca. s romanos, alguns anos depois, taparam a nascente com uma torre e canalizaram a água para a cidade de Conímbriga.
Desde esse dia, passou a ser uma região farta de água e Alcabideque sinónimo de "olhos de água" e de "água de Deus".

Esta lenda funde-se com o extraordinário legado romano. Após a fundação de Conímbriga, os romanos construíram um aqueduto com cerca de três quilómetros - cuja conduta é, essencialmente, subterrânea - por forma a dotar a cidade com água. Nos últimos 170 metros  passa a correr sobre arcos: dos 16 iniciais, resta apenas um.
Alcabideque não é mais do que uma torre de captação, junto a um tanque recolector, que servia essencialmente para captar e elevar a água para o seu posterior transporte, através do aqueduto. Perdida a sua funcionalidade tantos séculos volvidos, o castellum, termo também usado para referir uma torre de elevação, subsiste enquanto exemplo da engenhosa construção romana.


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Estádio da Luz (O maior monumento nacional) - Lisboa


O novo Estádio da Luz foi um dos vários que foram construídos de raíz para o Euro 2004, organizado por Portugal. Vem substituir o antigo, edificado em 1954. Foi uma oportunidade única para alguns dos palcos do futebol nacional entrarem na era da modernidade, sendo demolidos ou requalificados os velhos estádios, impregnados de História mas obsoletos, sem conforto e segurança.

O complexo desportivo ainda contempla dois pavilhões, uma piscina, um Health Club, o Museu e a Megastore do clube, um restaurante panorâmico e cerca de 55 bares abertos nos dias de jogo. É o maior estádio do país pois tem capacidade para 65 000 lugares totalmente cobertos e 156 camarotes. A nova “Catedral” foi inaugurada em 23 de Outubro de 2003.

Quando passam poucos dias após a conquista do 32º Campeonato Nacional pelo SL Benfica, deixo uma viagem virtual pelo maior monumento nacional. Um excelente trabalho do benfiquista António Cabral.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Maciço de Morais (Macedo de Cavaleiros)


Foto da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo

O Maciço de Morais é conhecido no universo científico pela expressão “Umbigo do Mundo”, por apresentar características geológicas que explicam o processo de formação do planeta. Para perceber a importância do sítio de Morais é preciso recuar  400 milhões de anos, até à altura em que existiam apenas dois supercontinentes, nomeadamente Laurússia (América do Norte, Europa e Ásia do Norte) e Gondwana (África, Madagáscar, Índia, Austrália e Antárctida), o único oceano era o Rheic, que terá estado na origem do Oceano Atlântico. O choque entre os dois continentes fechou o único oceano e originou uma reorganização dos continentes, mas ainda não a forma actual pois esta só surgiria milhões de anos depois.
O Maciço de Morais é assim uma das coisas mais extraordinárias da geologia global, pois existem apenas cinco lugares com características semelhantes a este, mas em Morais as sequências estão contidas num espaço menor e os testemunhos são mais perceptíveis. Actualmente, é possível observar à superfície rochas que há milhões de anos estiveram submersas. As rochas, chamadas serpentinites, o “xisto verde”, são ricas em níquel e mais densas do que as outras. São facilmente identificáveis, pois ao lado delas cresce sempre uma planta de cor amarela chamada salgadeira.