quarta-feira, 30 de junho de 2010

Feira Medieval de Penedono ( 3 e 4 de Julho)




A Feira Medieval de Penedono evoca o seu ilustre dignatário, Álvaro Gonçalves Coutinho, o "Magriço". Caracteriza-se pelo rigor histórico e fidelidade na recriação da época que exorta. Sendo um espaço de lazer por excelência, é também um evento lúdico; por isso, aqui se pode assistir a duelos idílicos, a brigas de taverna, a venda de escravos, à proclamação de direitos senhoriais, à venda de escravos, a demonstrações de armas por parte dos fidalgos e às permutas de produtos tradicionais e artesanais. Sendo um marco de referência, no meio, a Feira Medieval de Penedono é um certame digno de visita e de participação pois, um dos requisitos da sua organização é levar os visitantes a uma intervenção activa no mesmo, proporcionando-lhes a indumentária característica da época e reservando-lhes assento nesta máquina do tempo que viaja pelas glórias da nossa identidade.

Texto do Portal Turístico do Douro.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Bugiadas (20 a 24 de Junho) - Sobrado (Valongo)

 

No próximo dia 24 de Junho, dia de S. João, a freguesia de Sobrado vai encher-se de cor e alegria para assistir a mais uma representação da secular luta entre Bugios e Mourisqueiros.
A Bugiada constitui a recordação e actualização de um acontecimento passado há muitos anos. Foi quando os mouros, que haviam invadido a Península Ibérica, ocupavam a Serra de Cuca Macuca (hoje designada Santa Justa), sobranceira a Valongo e de onde se avista boa parte da freguesia de Sobrado. Nesse tempo, a filha do rei mouro (Reimoeiro) adoeceu gravemente e os médicos da corte não eram capazes de descobrir remédio para o mal de que padecia. Em desespero de causa, alguém se lembrou de sugerir o recurso  aos cristãos, que se orgulhavam de possuir uma imagem milagrosa de S. João, que já havia feito maravilhas aquando de uma doença que afectara precisamente a filha do rei cristão. Este e os seus foram, assim, convidados para um jantar, a fim de se acordar o empréstimo da imagem. O receio de que o pretexto fosse aproveitado para a roubar terá levado os cristãos a não aceitar o pedido. A posse da  imagem ,considerada milagrosa, é o mote para a “guerra” que opõe os dois exércitos. Os bugios, mascarados, empenachados e foliões são temporariamente vencidos pelos adversários, jovens aprumados, de barretina espelhada na cabeça, mas acabam por vencer a contenda, recorrendo a uma enorme e tenebrosa Serpe. Nos interstícios das danças e das lutas, ocorrem diversos rituais e facécias (lavra da praça, dança do sapateiro e sketches de crítica social). A narrativa que o acto festivo evoca corre de boca em boca e de geração em geração, já que não há documentos escritos. A festa atrai à localidade muitos milhares de pessoas das redondezas e mesmo de longe, merecendo especial menção os laços que a ela mantiveram e mantêm os muitos sobradenses emigrantes, primeiro os ‘brasileiros’ e ‘venezuelanos’ e, desde os anos 60, os ‘franceses’, ‘alemães’ e ‘luxemburgueses’.


Parte do texto é da autoria de Manuel Pinto, Universidade do Minho.

domingo, 20 de junho de 2010

Castelo Branco - Cidade Templária (15 a 22 de Junho)



Com esta recriação histórica, a cidade albicastrense, ligada aos templários desde a sua fundação, volta assim a assumir-se como um território importante, conquistando o lugar de capital templária, que já foi seu na história de Portugal. Castelo Branco viveu o espírito templário com um conjunto de actividades que envolveram exposições, palestras, conferências e uma ceia medieval.

Foi ainda criada a Comenda Templária de Castelo Branco, numa cerimónia que teve lugar na Igreja de Santa Maria do Castelo e onde foram ordenados vários cavaleiros.

sábado, 12 de junho de 2010

Alcongosta - Festa da Cereja - 10 a 13 Junho (Fundão)






Situada em plena Serra da Gardunha, famosa pela grande produção de cerejas e cestos de verga, Alcongosta deriva da palavra "Congosta", que significa caminho estreito. Por aqui passava a via romana que ligava Alpedrinha a Alcongosta e da qual ainda existem vestígios.
A Junta de Freguesia local organiza juntamente com a Câmara Municipal do Fundão e a empresa municipal Fundão Turismo, a Festa da Cereja 2010. Perto de meia centena de tasquinhas apresentam as mais variadas iguarias à base de cereja, desde os licores aos doces passando pelos tradicionais cestos até aos tecidos bordados com o fruto vermelho, esperando assim superar os 25 mil visitantes do ano passado. No domingo, a organização oferece aos visitantes a possibilidade de conhecerem a rota da cereja, num percurso pedestre de quase 10 quilómetros com partida do largo principal da freguesia de Alcongosta.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Fundação Serralves em festa (5 a 6 de Junho )












Este é um dos maiores festivais de expressão artística contemporânea da Europa e o maior em Portugal, com actividades para todas as idades e para todas as famílias. Em 2009, mais de 86 mil foram à festa.
A 7ª edição do "Serralves em Festa" decorreu durante 40 horas seguidas. Foram 600 artistas, apresentando mais de 90 eventos de música, teatro, dança, circo, cinema, vídeo, visitas orientadas e workshops.
O crescimento notório que o festival tem registado, ano após ano, a que não é alheio a gratuidade do mesmo, é também devido às inúmeras parcerias da Fundação com instituições culturais de todo o país permitindo assim abranger um vasto leque de gostos artísticos.
No entanto, não posso deixar passar em claro a situação de 18 trabalhadores do serviço de atendimento e recepção que foram recentemente despedidos.