Os toldos às riscas vermelhos juntamente com os bancos em pedra são a imagem desta praia, uma continuação a sul do extenso areal de Santa Cruz. Aqui, o mar não é tão bravio nem tem aquelas fortes correntes características da zona. Por outro lado, as escarpadas arribas protegem os banhistas das nortadas frias. Junto à Rampa dos Crocodilos, forma-se uma piscina natural indicada para os banhos de mar dos mais pequenos, nesta praia galardoada com a Bandeira Azul.
Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
sexta-feira, 29 de julho de 2016
domingo, 10 de julho de 2016
Praia fluvial do Pego - Penha Garcia (Idanha-a-Nova)
Mergulhar numa piscina rodeado por estratos fósseis com cerca de 480 milhões de anos não é muito comum. As imponentes arribas revelam esta espantosa riqueza comprovando que este local era uma zona oceânica há muito tempo atrás. As águas da barragem de Penha Garcia que retêm o Rio Pônsul alimentam o açude e abaixo do paredão da mesma existem velhos moinhos de rodízios acompanhando o curso do rio, outrora o maior conjunto de unidades moageiras do concelho. O local não tem infraestruturas de apoio mas possui uma fantástica cascata. A região foi classificada como Biótopo da Serra de Penha Garcia e engloba o território do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional.
N. B. - Quem trouxer crianças, não aconselho a deslocar-se à praia pelo percurso pedestre PR3 "Rota dos Fósseis", nomeadamente o caminho que vai da encosta do castelo ao paredão da barragem. A alternativa é procurar o Centro de Dia e percorrer a Av. Joaquim Mourão Lopes Dias até ao final, seguindo depois a pé.
Subscrever:
Mensagens (Atom)