segunda-feira, 23 de abril de 2012

Museu do Brincar (Vagos)















O Museu do Brincar pretende ser um espaço interactivo que oferece à criança um forte contributo para o seu desenvolvimento biopsícossocial. Para além do acervo museológico que o Palacete Visconde de Valdemouro possui, disporá ainda de galeria de arte destinada à infância, espaço de ateliers, formação de educadores e professores bem como uma diversidade de actividades das áreas expressivas (drama, música e plástica). Os mais velhos podem também reviver as suas memórias de infância e ter a percepção do que mudou ao longo de décadas.  O “Castelo da Fantasia”, a “Floresta”, o “Atelier de Expressão Plástica”, a “Casinha da Árvore”, a “Casa das Bonecas” (onde existe um quarto vitoriano, em miniatura) e a biblioteca, esta, com túneis e alçapões, tornará a experiência dos mais pequenos inesquecível.



quarta-feira, 11 de abril de 2012

Feira Medieval Castelo Mendo (14 e 15 de Abril) - Almeida





guiadacidade.pt

Rodeado pelo Vale do Côa, a aldeia amuralhada de Castelo Mendo desempenhou um papel importante, sobretudo na Idade Média , sempre que ocorriam conflitos com Castela, e também no século XIX, durante as Invasões Francesas. Com D. Dinis foi criada a que se considera a primeira feira portuguesa, que era anual e durava quinze dias. Hoje, a Feira é outra, é constituída por espetáculos de música mozarabe e judaica, danças multiculturais,  muita animação com saltimbancos e trampolineiros. Não faltam também as deliciosas iguarias nas tabernas. Este ano é dado particular destaque às Bodas Judaicas e à Herança das 3 Culturas.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Festas de N. Srª da Boa Viagem (7 a 9 de Abril) - Constância



A Páscoa, em Constância, vai muito além das manifestações religiosas (missa solene, chegada das embarcações engalanadas, procissão e benção dos barcos e das viaturas) As ruas continuam decoradas com flores de papel a que se acrescenta uma exposição fotográfica e documental, as tasquinhas com gastronomia regional e uma mostra de artesanato e doçaria do concelho.

Esta devoção bicentenária, também conhecida como a Festa dos Barqueiros, nasceu devido à perigosa navegação nos rios Tejo e Zêzere donde provinha o sustento dos seus habitantes.