sexta-feira, 26 de setembro de 2014

1º Festival Literário Gardunha - 22 - 28 Setembro - Fundão



Cerca de trinta escritores e ensaístas viajam nas palavras pela Serra da Gardunha e nos caminhos intermináveis da imaginação. Este será o ponto de encontro de personalidades diversas, na área da cultura e da literatura de viagem.
A Serra da Gardunha, no concelho do Fundão (distrito de Castelo Branco), é também conhecida por "Guardunha", palavra árabe que significa "refúgio" - para os que subirem ao Fundão para ouvir falar de literatura de viagem no Festival Literário da Gardunha. Castelo Novo, Fundão, Janeiro de Cima e Alpedrinha poderão servir de inspiração para estes escritores e ensaístas.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

IV Feira Afonsina - 26 a 28 Setembro - Guimarães




O evento, que se desenvolve por todo o centro histórico de Guimarães, retratará o cerco à cidade, ocorrido em 1127, por Afonso VII, Rei de Leão e Castela, contra a sua tia, D Teresa, renitente em aceitar a sua autoridade sobre o Condado Portucalense.




quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ponte de Mouro - Monção




















Ponte de Mouro tem muitos locais de interesse, mas o objectivo da viagem que me levou a esta "Aldeia de Portugal" era a sua praia fluvial. As águas cristalinas do rio Mouro são um oásis nestes dias de insuportável calor. As crianças vão adorar o local, e apesar de não haver vigilância, existe segurança pois em frente à praia a altura da água não ultrapassa os joelhos de um adulto normal. Aconselho apenas o uso de chinelos dentro da água por haver umas pedrinhas irritantes no local. 


O cenário bucólico contempla ainda a Ponte Medieval sobre o rio Mouro, originária do século XIV, onde em 1386, se deu o encontro de D. João I com o Duque de Lencastre e no qual se estabeleceram as condições da cooperação militar portuguesa com o rei inglês, que pretendia conquistar Castela. Realce ainda para as casas típicas, rurais, do Minho, em granito, alguns moinhos e a Igreja de Barbeita.

Acessos: Para quem vem de Monção ou de Melgaço, apanhar a EN 101 e sair na direcção da freguesia de Barbeita.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Fraga da Pena - Arganil



Em plena Paisagem Protegida da Serra do Açor, a Ribeira de Degrainhos precipita-se devido a um acidente geológico originado um conjunto de quedas de água sucessivas, a última com cerca de 19 metros. Este recanto de xisto e água fria gera uma micropaisagem que faz lembrar paragens tropicais.

Como chegar: Apanhar  o IP 3 em direcção a Viseu, depois sair para o IC 6 (Covilhã/Oliveira do Hospital/Arganil). No IC 6, estar atento à saída que diz "Coja/Piodão". Entrando na freguesia de Coja seguir as indicações "Benfeita/Piodão/Fraga da Pena". Percorrer o interior da Aldeia de Xisto de Benfeita, e ao sair desta, a fraga aparece sinalizada numa curva da EM 518.












quinta-feira, 3 de julho de 2014

Há Festa na Aldeia - 5 e 6 Julho (Couce - Valongo)






Slide, arvorismo, canoagem, passeios a cavalo, tiro com arco, trekking, escalada, técnicas de progressão vertical, aulas de yoga, arruadas, folclore e outras iniciativas marcam a programação deste ano. Também serve de pretexto para conhecer a povoação que faz parte da rede das Aldeias de Portugal, isto apesar da pouca simpatia dos seus habitantes, um pouco desconfiados em relação a estranhos.
O Mercado da Aldeia - com produtos locais e petiscos -, oficinas e recriação da venda tradicional do biscoito são outros dos motivos de interesse. 
"Há Festa na Aldeia" é um projecto pioneiro de desenvolvimento do território (ADRITEM), criando um novo foco de atractividades em espaços rurais com características próprias, em municípios de Albergaria-a-Velha, Gondomar, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Valongo.









quinta-feira, 26 de junho de 2014

Praia D. Ana (Lagos)



















A prestigiada revista espanhola "Condé Nast Traveller" considerou esta praia a melhor do mundo, em 2013. Já o influente "Huffington Post", este ano, considerou a zona da Ponta da Piedade como o local com as mais belas praias do mundo.
De facto, a Praia D. Ana é muito afamada, de águas azuis turquesa, de curiosas formações rochosas carbonatadas esculpidas pelas águas doces e salgadas: ravinamentos, leixões, restos de algares e grutas.Plantas com adaptações especiais à salsugem revestem as paredes rochosas formando enormes arbustos. Nesses penedos repousam gaivotas, garças ou guinchos. O areal desdobra-se em reentrâncias geradas pelo recorte da arriba, proporcionando recantos resguardados do vento. Já dentro de água, o espectáculo não é pior: algas, anémonas, estrelas-do-mar, ouriços, camarões ou cardumes de pequenos peixes, povoam os blocos rochosos imersos. 

N.B.: Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas.

Acessos: A partir de Lagos, subir a Avenida dos Descobrimentos, virando à esquerda na rotunda junto ao Quartel dos Bombeiros, seguindo na direcção da Ponta da Piedade.

www.visitalgarve.pt


sábado, 26 de abril de 2014

XIV Romaria Cavalo Moita - Viana Alentejo (23 - 27 de Abril)




Esta romaria tem como objectivo retomar uma antiga tradição segundo a qual os lavradores da Moita se deslocavam ao Santuário da Nossa Senhora d'Aires, em Viana do Alentejo, para benzerem os animais e pedirem boas colheitas. Durante quatro dias, centenas de romeiros vão percorrer os cerca de 150 km que separam estes dois munícípios, por caminhos de terra batida, pela antiga "Canada Real". Apesar do carácter religioso atribuídoa  este evento, a romaria assume, nos dias de hoje, uma vertente mais lúdica e de convívio. A autarquia de Viana do Alentejo tem agendado um vasto programa cultural que inclui animação de rua e concertos.






quinta-feira, 17 de abril de 2014

Mercado Nazareno (18 - 21 Abril) - Santo Tirso





A Páscoa vai ser celebrada em Santo Tirso a rigor, com recriações históricas, demonstrações, música e combates entre soldados romanos. Uma viagem no tempo que promete surpreender com alguns dos momentos bíblicos mais marcantes da época pascal. A Praça 25 de Abril vai, entre 18 e 21 de abril, transformar-se num autêntico Mercado Nazareno.

O evento é inédito a nível nacional. Durante quatro dias, um grupo de atores, trajados a rigor, vai recriar os últimos momentos da vida de Cristo, dramatizando episódios como «O Julgamento», «A Última Caminhada», uma procissão pelas ruas da cidade, «A Crucificação», «Recolha do corpo de Cristo», «O Enterro» ou «Aparição de Jesus Cristo» e a «Mensagem dos Apóstolos» Pedro, João e Tomé. Paralelamente às recriações históricas que vão realizar-se entre 18 e 21 de abril, o mercado terá ainda artesãos, mercadores, gastrónomos vestidos à época, com tendas próprias e decoração adequada; uma zona de diversão infantil, uma aldeia com dramatizações de peripécias bíblicas, exposição de animais ao vivo, como galinhas, uma porquinha, ovelhas, burrinhas, cabras, coelhos, entre outros, com vista a tornar o ambiente mais real, o que será, com toda a certeza, uma delícia para miúdos e graúdos; demonstração de velhos ofícios, um acampamento romano e ainda um calvário, com três cruzes.

A pensar, naturalmente, nos mais novos, haverá também os tão apreciados passeios de burro e os contadores de histórias, empenhados em despertar o interesse das crianças para as questões histórico-religiosas.

http://www.cm-stirso.pt/frontoffice/pages/449?event_id=338