domingo, 29 de setembro de 2019

Passadiço do rio Tinto - Rio Tinto (Gondomar)









Há um novo passadiço no distrito do Porto que liga o Parque Urbano de Rio Tinto (zona da Levada), concelho de Gondomar, ao Parque Oriental do Porto, em Campanhã. Do Parque Oriental parte um percurso até ao Freixo, na cidade do Porto, local onde o rio Tinto desagua na margem direita do rio Douro. São 6,5 quilómetros pedonáveis e cicláveis aproveitando antigos caminhos rurais que acompanham sempre o rio, finalmente despoluído, graças ao esforço de diversas entidades, acabando com um dos maiores focos de poluição do Grande Porto. 



N. B. : Apesar da reabilitação do rio Tinto e da vegetação em seu redor, o percurso passa junto de duas estações de tratamento de águas residuais (ETAR), onde o cheiro é mais desagradável. Não se aconselha fazer o percurso ao fim do dia, especialmente na zona junto ao bairro do Lagarteiro, Cerco do Porto e Pego Negro. 

sábado, 21 de setembro de 2019

Cascata do ribeiro de Sampaio (Mourilhe) - Cinfães







Nascendo na Serra de Montemuro, o ribeiro de Sampaio desagua no Rio Douro, a escassos metros a montante da Barragem de Carrapatelo. A queda está inserida dentro do espaço do Parque Lazer de Sampaio e Mourilhe, podendo ser alcançada através de um pequeno percurso pedestre em direcção à nascente do ribeiro. A água rompe grandes blocos de granito no meio de um deslumbrante bosque húmido e verde que faz lembrar latitudes tropicais.

#RotadaÁguaedaPedra #MontanhasMágicas

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Vila Praia de Âncora (Praia) - Caminha








Não é à toa que chamam esta praia de "Praia das Crianças". Devido às suas características naturais é realmente a praia do litoral norte mais segura para as crianças e já agora para os adultos. Este local tem o melhor de dois mundos: o mar, por vezes revolto, mas onde podemos encontrar protecção junto aos molhes do Portinho, e o rio, que atravessa a praia com reduzida corrente e profundidade em direcção à foz. É precisamente no rio Âncora, que nasce a cerca de 15 km, na Serra de Arga, onde se forma uma espécie de piscina de águas mais quentes ideal para crianças, junto da ponte pedonal sobre o rio e o local onde os dois elementos (rio e mar) se acalmam mutuamente em alturas de maré alta.