Albergaria-a-Velha é o concelho da Europa com o maior número de moinhos de água inventariados, diz-se que são mais de 360 no município. O Parque de Ribeira de Fráguas é o ponto de partida para descobrir este fantástico património que constitui a Rota dos Moinhos, criada em 2014, pois possui 3 dos 14 moinhos do caminho distribuídos por todas as freguesias. Este local proporciona um agradável passeio ao longo das margens do rio Fílveda e liga-se ao PR2 Trilho dos Três Rios (14.5 km), circular, que eu aconselho a percorrer mas somente os 4 km para norte em direcção a Vilarinho de São Roque, Aldeia de Portugal, a parte mais interessante do trilho com pequenas cascatas, passadiços, escadas e pontes em madeira.
Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
segunda-feira, 27 de dezembro de 2021
terça-feira, 21 de dezembro de 2021
Corredor Verde do Leça (Ponte da Pedra - Porto de Leixões)
O "Corredor Verde do Leça" é um projecto ambiental e de mobilidade a que está associado a construção de um percurso pedestre e ciclável de 18 quilómetros ao longo das margens do rio Leça, entre a Ponte da Pedra (Leça do Balio) e o Porto de Leixões. A primeira fase da obra entre a Ponte da Pedra e a Ponte de Moreira (Maia) está quase concluída, concretamente a frente até ao Centro Empresarial Lionesa.
O rio Leça continua a soltar um cheiro insuportável apresentado enorme quantidade de detritos, e embora ache que devia começar-se pela despoluição do mesmo em vez de deitar-se milhões ao lixo, o local tem um grande potencial, visando o contacto com a natureza e devolvendo o rio ao usufruto da população.
segunda-feira, 13 de dezembro de 2021
Águeda (cidade Natal e da cor 2021)
A cidade de Águeda é o local perfeito para visitar em época natalícia não só por ter o maior Pai Natal do Mundo (recorde do Guiness) e o menor Pai Natal do Mundo (posto de turismo), mas principalmente pelo colorido das suas ruas onde a imagem de marca são as centenas de guarda-chuvas instalados e suspensos por várias artérias. Graças ao Umbrella Sky Project, nascido em 2012 e inspirado em Mary Poppins, a rua Luís de Camões foi considerada uma das mais bonitas do mundo e este ano conta com uma iluminação natalícia fantástica ligada diariamente a partir das 17H00. A aposta no turismo cultural é complementada pelo Roteiro de Arte Urbana, uma galeria a céu aberto projectada por artistas nacionais e internacionais que acrescenta ainda mais colorido e fantasia à cidade.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2021
Minas do Braçal (Senhorinha) - Sever do Vouga
Se queres ser um aventureiro destemido, uma espécie de Indiana Jones no papel de descobridor do templo mineiro perdido, este destino é para ti. As Minas do Braçal, outrora exploradas pelos romanos, estendem-se ao longo do rio Mau, afluente do rio Vouga, e têm o título da mais antiga concessão mineira portuguesa. É um local de extraordinária biodiversidade onde uma espécie de floresta selvagem apoderou-se dos inúmeros edifícios em ruínas. É toda uma herança cultural relevante: túneis construídos pelo homem, poços por onde os mineiros desciam, fornos, a lavaria, as paredes dos escritórios, o jardim do administrador e o antigo troço da ex-linha de vagonetas. É um sítio com alguns perigos mas coroada por uma fantástica cascata.
Conselhos: Não entre dentro dos edifícios, muitos ameaçam ruir a qualquer momento. Tenha cuidado com os poços e lembre-se que o rio Mau está por vezes canalizado em túneis, por baixo dos seus pés. Se viajar com crianças mantenha-os ao seu lado durante a caminhada dentro da área do complexo mineiro e use de precaução. Memorize o trilho, a área é grande, a sinalização confusa e escassa o que pode levar a perder-se.
Acessos: A partir da localidade de Senhorinha, existe indicações. Quando chegar ao fim de uma estrada em asfalto, prossiga a pé por um caminho de terra batida e pedra muito irregular. Leve mantimentos pois a caminhada ainda é longa, cerca de 2 km, e ainda tem que pensar no regresso. Se possuir um veículo todo-o-terreno pode perfeitamente chegar às minas através do caminho de terra batida. Existe outro caminho a norte, por Folharido, Silva Escura, a extensão da caminhada é um pouco menor e com menos declive.
Se preferes ter uma experiência imersiva e emocionante nas galerias do complexo mineiro do Braçal, Malhada e Coval da Mó, contacta o guia local Desafios - Desporto e Aventura (facebook.com/desafios.da), no Lugar da Estação, Edifício Vouga Park, em Paradela (Sever do Vouga), com o telefone 934134428, ou Bruno Costa (facebook.com/mioseiro).