O Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima apresenta, por ordem cronológica, o fabrico do brinquedo nacional ao longo de um século, até 1986, data de adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia. Alguns dos brinquedos são cavalos e bonecos construídos em pasta de papel por volta do ano de 1900, mas há outros, como um carro de bombeiros em madeira, de 1930. A viagem pelo novo museu começa num comboio de zinco pela história de alguns dos mais importantes fabricantes nacionais de brinquedos e da sua produção.
A exposição incluiu ainda peças de coleção cronologicamente ordenadas, década a década, enquadradas com as alterações formais e técnicas, associadas ainda às transformações que o Mundo foi enfrentando.
Entre a coleção contam-se bonecas, carrinhos, militares, barcos, jogos, livros, cavalos de carrosséis, apitos, rocas, espingardas e pistolas, mas também comboios e pistas e aviões, entre muitos outros.
Dela fazem parte ainda rocas, flautas de folha de flandres, baldinhos de praia em madeira com motivos coloridos, passando pelas camionetas, barcos e carros a pedais. O museu fica instalado na Casa do Arnado, no centro da vila, e representou um investimento de cerca de 450 mil euros, totalmente coberto pelo orçamento da Câmara.
Fonte: LUSA