Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
domingo, 21 de junho de 2009
Moinhos de Alburrica (Barreiro)
Elevado a cidade a 28 de Junho de 1984, o Barreiro é cúmplice do Tejo e ninguém retratou o facto melhor do que o pintor Silva Porto.
Aqui se instalaram muitos moinhos de vento e de marés, para aproveitar a generosa energia dos elementos. Alguns destes moinhos ainda fazem parte do património do concelho. É o caso dos três moinhos de vento de Alburrica, edificados em 1852.
O maior ou Gigante, o central ou Poente e o último, o Nascente. Os Moinhos Nascente e Poente de tipologia comum, possuem torre cilíndrica de dois pisos, cobertura móvel e duas mós. São desactivados em 1950 e adquiridos pela Câmara Municipal em 1973. O Moinho Poente ostenta um registo votivo em azulejo dedicado a Nª Sª do Rosário.
O Moinho Gigante de tipologia holandesa foi desactivado em 1919 sendo habitado por pescadores até 1998 quando passa a Património Municipal.
Como outrora, o Barreiro mantém uma aprazível ligação às águas vastas e sossegadas do rio, fazendo parte do conjunto composto por terras de Lisboa e da "outra banda", desde há séculos indissociável numa composição magnífica entre as maravilhas da natureza e o labor dos homens.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
9 comentários:
Nessa zona, mais precisamente no Montijo, há um moinho de marés que foi recuperado. Gostei muito de o visitar.
Não conheço, e nem sabia que existiam!
Cá para o Norte há alguns bem interessantes. Na Apúlia e desde Viana até Caminha, também se encontram alguns!
Dylan
Eu moro aqui perto e ainda não os conheço
Já lá fui e ouvi dizer que tinham sdo mais recuperados ainda.
Bom blog mais uma vez.
http://coachdocoach.blogspot.com/
Fascinante la história de estos moinhos, que no conocía.Como excelente la música escojida de el gran Paco de Lucía.Saludos.
Aqui tão perto e não os conheço
Não conheço, Dylan, mas deve ser uma beleza! espero ir a essa região, proximamente, sem grande calor, se possível.
Abraço de lusibero
Este é um lugar lindissimo que eu não conhecia.
Parabéns por divulgar.
Para mim que gosto de conhecer o País onde nasci, o seu blogue é um sonho. Um sonho que me fascinou e me trouxe por aí abaixo numa visita breve até aportar aqui em Alburrica no meu Barreiro. É claro que vou voltar com mais tempo para conhecer outras terras que não conheço, e passear também por aquelas que me são familiares.
Um abraço e bom fim de semana
Enviar um comentário