Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
sexta-feira, 4 de outubro de 2024
Azenhas do Mar - Sintra
segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Moinhos do Caldeirão - Pinheiro da Bemposta (Oliveira de Azeméis)
Apesar da tragédia dos incêndios que assolou a zona centro do país, ainda é possível encontrar sítios intocados pelo fogo. Os Moinhos do Caldeirão, em Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis, é um desses exemplos. São dois moinhos totalmente recuperados envolvidos por uma vegetação luxuriante que traz à memória o ciclo do pão. Não faltam pequenas quedas de água destinadas aos amantes da natureza e, por aqui, passa o trilho "Um rio, muitos moinhos", um percurso orientado para a vertente "Trail Running".
N.B. - Apesar de se localizarem em propriedade privada, os moinhos estão abertos a todos os visitantes. Para isso, basta abrir o portão que está à face da estrada que liga Pinheiro da Bemposta a Estarreja. Por favor, preserve o espaço e este património tão característico das comunidades rurais.
quinta-feira, 12 de setembro de 2024
Sintra
quinta-feira, 8 de agosto de 2024
Fajão (Pampilhosa da Serra)
A "Aldeia do Xisto" de Fajão, no município de Pampilhosa da Serra, é daqueles segredos fantásticos que o nosso país esconde, nas curvas e contracurvas da serra do Açor. Foi vila e sede de um antigo concelho onde o xisto predomina, no casario, no pavimento das ruelas, nos edifícios da antiga Casa da Câmara, da Cadeia e no Museu. Ao seu magnífico património natural e cultural vem juntar-se o recém inaugurado Observatório Astronómico (Geoscope) e uma piscina ao ar livre gratuita para os veraneantes. Os "Contos de Fajão", publicado pelo padre Nunes Pereira, são o testemunho da riqueza lendária da região através de histórias de personagens imaginárias.
quarta-feira, 10 de julho de 2024
Termas do Eirogo - Galegos Santa Maria (Barcelos)
quinta-feira, 27 de junho de 2024
Quinta de Curvos - Forjães (Esposende)
Imaginem um edifício no Minho onde se mistura o estilo arquitectónico do Palácio da Pena com a Quinta da Regaleira. Imaginem uma propriedade com um dos mais belos jardins românticos do país onde não faltam grutas com estalactites artificiais, azulejos, um lago com ilha, mirantes, pontes, estátuas, fontes e até uma estufa. A Quinta de Curvos, em Forjães, Esposende, é daqueles segredos que nos transporta para um mundo de fantasia com torres e formas extravagantes saídos de um filme da imaginação de Tim Burton. A propriedade faz parte da Rota dos Jardins Históricos e da Associação Internacional das Camélias (Camillian Gardens of Excellence).