O Ramal da Alfândega, no Porto, foi uma linha de caminho-de-ferro que ligava a estação de Campanhã ao Terminal da Alfândega pela encosta da margem direita do rio Douro, tendo sido importante para o crescimento do porto da cidade localizado na Ribeira. Esta antiga linha de mercadorias de quase 4 quilómetros de extensão possui três túneis e tem uma vista privilegiada para a desativada Ponte Dona Maria Pia, de 146 anos. Enquanto se discute se este local deve ser transformado em ciclovia ou noutra solução de transporte, aproveitei para percorrer o "trilho" onde ainda existe alguns carris e conhecer uma parte da cidade que não vem nos roteiros turísticos.
Acessos: Aconselho fazer o trajecto a partir de Campanhã em direcção às Fontaínhas. Entrar pelo Bairro da Alegria, junto de um espaço que é do "Domínio Público Ferroviário", até chegar à zona onde começa a linha. Caminhar para oeste passando por debaixo da Ponte São João e entrando no primeiro túnel (80 metros). O segundo túnel (23 metros) encontra-se ocupado por tendas de sem abrigo e o terceiro, o mais longo, com 1320 metros, encontra-se vedado. Também pode fazer o percurso no sentido contrário começando na Avenida Gustavo Eiffel através de uma escadaria que dá acesso à escarpa. Para ter uma panorâmica da Ponte Dona Maria Pia, classificada como Monumento Nacional, tomar a passagem sob a linha de comboio e subir rumo ao miradouro que está junto do Colégio dos Salesianos.
Observação: Não faça o trilho sozinho, a zona oriental do Porto está abandonada, decadente e socialmente deprimida, existindo problemas de carência habitacional e inclusão social.