Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
quinta-feira, 12 de março de 2009
Drave (Arouca)
Drave é uma típica aldeia localizada entre as Serras da Freita e de São Macário, de meia encosta, dominante sobre três pequenos cursos de água (rio de Palhais e ribeiros da Bouça e do Ribeirinho) e preservada patrimonialmente pelo isolamento a que foi votada durante séculos. Cerca de vinte casas, a maioria já arruinada, dispõem-se ao longo de uma vertente da encosta, formando um núcleo de povoamento escalonado, comunicante por apertadas ruas de traçado sinuoso. Numa plataforma artificial, sensivelmente a meio da aldeia, sobressai o único edifício caiado, a capela, que é de modestas proporções, de nave única com capela-mor inscrita e um só registo, sendo a fachada principal dominada pelo portal axial, terminando em empena triangular. Rodeado de altos montes, Drave é um lugar mítico. A visão que do estradão se tem do povoado lá no fundo, é surpreendente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
9 comentários:
Que paisagem bonita!Tenho que a conhecer.Quem teria caiado a igreja?
Dylan
Já lá estive. Bem as estradas são inacreditáveis. Mas a paisagem é lindissima. Aliás toda esta zona é lindissima.
Lindíssima.
Adoro aldeias de xisto, mas esta ainda não conheço.
Um beijinho
Para quem gosta desse nosso Portugal, este blog é uma boa fonte de propostas. Vou utilizá-lo como um guia! :) Parabéns!!
Obrigado pela notificação.
Haviam alguns dias que não ia ao Blogue da Oposição (já o desconfiava, sei-o agora).
O Bruno Carvalho é um oportunista que se julga Rei em terra de cegos (há muitos desses por cá).
Segundo me disseram, ele anda "ressabiado" (palavras do Presidente) por não ter sido escolhido para Director da Benfica TV. É que andou por lá a rondar, mas não lhe saiu a rifa premidada.
Ele pode candidatar-se, se quiser. O que não pode é dizer mentiras.
Deixei neste último Poste do P. Ferreira a minha opinião sobre o assunto
Agora coisas sérias: As imagens aqui são fantásticas e abrem-me o apetite duma viagem ao norte de Portugal que, infelizmente (mea culpa vergonhoso, eu sei) conheço mal.
Um grande abraço :)
Já não sei como cheguei aqui, o que é certo é que fiquei muito impressionado com a qualidade da fotografia e conteúdo. Por cá voltarei.
Conehço várias mas não me lembro dessa, provalelmente nunca lá estive. Mas parece-me bem bonita como o são todas.
Obrigado pela partilha. :-)
Fantástica esta aldeia!
Para os apreciadores do género deixo aqui uma outra dica: Aldeia do Piódão apelidada de "Aldeia presépio" com as suas casas em xisto e lousa, classificada como "Aldeia histórica de Portugal".
Para quem quiser ver:
http://www.guiadacidade.pt/portugal/index.php?G=monumentos.ver&artid=16918&distritoid=06
E pensar que estou tão perto e não conheço esta maravilha... Tenho mesmo de ver se começo a conhecer o meu país...
Parabéns por toda essa cultura adquirida.
Enviar um comentário