Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Castelo de Monforte (Chaves)
O castelo de Monforte de Águas Frias, situada numa das escarpas da serra do Brunheiro, supõe-se ter começado a ser edificado, no reinado de D. Afonso III, ou terá sido durante este reinado que se iniciaram as reformas que lhe deram a actual configuração, aproveitando uma fortificação mais antiga.
As obras prolongaram-se até ao reinado de D. Dinis, concluindo-se em 1312, sendo desta data a Torre de Menagem. No século XV, o castelo voltou a beneficiar de obras, nomeadamente da construção de um fosso.
Outras obras tiveram lugar em consequência da Guerra da Restauração da Independência portuguesa, tendo em vista a sua modernização para o uso de artilharia.
Classificado como Monumento Nacional, beneficiou de intervenções com vista à consolidação e recuperação das estruturas, construídas em granito, que resistiram ao abandono e ao tempo.
Esta fortificação domina a paisagem com a sua torre quadrangular, dividida interiormente em três pavimentos, existindo no inferior uma cisterna e o piso intermédio é acedido através de uma porta que se abre para as muralhas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Saudades de uma merenda numa escondida sombra,apetite desta paisagem magnífica de aromas e silêncio feita.
Há tanto tempo que não como um pastél de Chaves!
Um blogue sobre viagens, e locais tentadores, que me vai ensinar muito sobre Portugal. Infelizmente nao conheco o suficiente ;)
Concordo com Rubi, tu conheces cada coisa cá no "quintal"
Foi com agrado que descobri este blog e ainda mais por mostrar os belos lugares que este cantinho à beira mar plantado tem de belo e que merece ser visitado.
Ainda mais me alegrou que não foi esquecido o Castelo de Monforte do Rio Livre, na freguesia de Águas Frias (Chaves).
Ele é o ex-libris da Aldeia de Águas Frias, de onde se tem vistas deslunbrantes desde o vale da chaves até terras de Espanha. tem boas sombras e um bom local para se fazer umas belas merendas, e se for com um bom naco de presunto e um salpicão regado com um tinto, ainda melhor.
Um abraço
Mário Silva
http://aguasfrias.blogs.sapo.pt
Estive lá este domingo... e enquanto procurava uma foto, adivinha para onde o Google me mandou?! Para aqui... ;)
Pronúncia,
Eheheh, vês, pouco adianta andares a evitar-me.:)
Mas confesso: esta foto foi surripiada da net.
Ahahahahahah!
Enviar um comentário