A Livraria, situada na Rua das Carmelitas no número 144, contém cerca de 120 mil títulos de autores nacionais e internacionais à disposição dos leitores, editados em várias línguas, não sendo por mero acaso que a grande maioria dos clientes são estrangeiros. Possui um serviço actualizado nacional e internacional e informatizado, uma secção de revistas, uma de música e uma de livros antigos. Dispõe, ainda, de um espaço de galeria de arte e de tertúlia entre intelectuais.
Inaugurada em Janeiro de 1906, a Livraria Lello é um edifício de grande beleza arquitectónica, tendo a sua construção sido projectada pelo arquitecto Xavier Esteves e edificada segundo o estilo neogótico. Possui uma magnífica fachada, destacando-se, no interior, o tecto e a escada circular de madeira. A Livraria adaptou-se aos tempos modernos, mas manteve a sua traça original, tanto no interior, como no exterior, permitindo que se respire cultura naquele espaço.
O Guia australiano Lonely Planet considera-a "uma pérola de arte nova", no seu top ten de locais a visitar em 2011. Destaca "as prateleiras neogóticas", a decoração e a sua "escadaria vermelha em espiral". Classifica-a como a terceira melhor do mundo atrás da City Lights Books, de São Francisco, e do El Ateneo Grand Splendid, de Buenos Aires.
"APEL" - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros
9 comentários:
Depois de lhe chamarem pérola, não posso, nem tenho mais nada a acrescentar, está tudo dito... e bem :)
Bjos
Gosto muito o lugar.
Com muito gosto, ficaria nesta livraria por horas e horas, entretida em meio a tantos livros (adoro livrarias).
Saudaçoes da Italia!
Lindissima... sem dúvida que ai deve saber bem comprar livros...
Beijooo***
Fantástica, fantástica!
Saudações do Roadrunner!
É simplesmente um lugar imperdível!
Fantástica! Não conheço, mas está agendada uma visita para breve.
Como eu me perderia por aí...
A Livraria Lello, no meu querido Porto, é a livraria mais bela, que até hoje vi.
Enviar um comentário