Foto da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo
O Maciço de Morais é conhecido no universo científico pela expressão “Umbigo do Mundo”, por apresentar características geológicas que explicam o processo de formação do planeta. Para perceber a importância do sítio de Morais é preciso recuar 400 milhões de anos, até à altura em que existiam apenas dois supercontinentes, nomeadamente Laurússia (América do Norte, Europa e Ásia do Norte) e Gondwana (África, Madagáscar, Índia, Austrália e Antárctida), o único oceano era o Rheic, que terá estado na origem do Oceano Atlântico. O choque entre os dois continentes fechou o único oceano e originou uma reorganização dos continentes, mas ainda não a forma actual pois esta só surgiria milhões de anos depois.
O Maciço de Morais é assim uma das coisas mais extraordinárias da geologia global, pois existem apenas cinco lugares com características semelhantes a este, mas em Morais as sequências estão contidas num espaço menor e os testemunhos são mais perceptíveis. Actualmente, é possível observar à superfície rochas que há milhões de anos estiveram submersas. As rochas, chamadas serpentinites, o “xisto verde”, são ricas em níquel e mais densas do que as outras. São facilmente identificáveis, pois ao lado delas cresce sempre uma planta de cor amarela chamada salgadeira.
10 comentários:
Já andei por estas bandas...
Ao contrário do Pronúncia, nunca andei por estas bandas e nem sabia o pormenor das flores amarelas.
Obrigada pelo comentario no meu estaminé
www.anafonseca.net
E gostei do que vi por aqui...
As vezes na ansia de conhecermos um pouco deste mundo lindo e maravilhoso que nos rodeia, esquecemos o nosso pp país..
E aqui vimos estes pequenos locais tao lindos no nosso cantinho!
Beijos
Ana F
http://www.mensageironoticias.com/noticia/790
Conheço e aconselho!
Interessantíssimo, Dylan!Conheço a região mas desconhecia toda a magnífica história de que falas. Obrigada,porque é lindo aprender sempre!
Beijo amigo
Lusibero
Macedo de Cavaleiros é uma bela terra, que tive oportunidade de visitar e adorei.
Muito interessante!!! Já vi um documentário sobre isto, mas nunca fui ver 'in loco'... Irei visitar brevemente... Muito obrigado pela partilha!
Bom domingo!
AA
Embora já tenha feito todo o perímetro do Azibo com dois guias, APRENDI agora outras coisas não menos importantes!
Um abraço.
Do Maciço de Morais tenho gratas recordações, pois foi ai que fiz a minha longa segunda campanha de campo em Geologia de Campo II; a geologia era muita bela e complexa com rochas metamórficas de diversos tipos, ultra-básicas e tudo baralhado em carreamentos. Realmente espantoso, mas muito díficio para um aprendiz de geólogo e a paisagem era belíssima. Estamos de parabéns-fomos campeões.
Enviar um comentário