Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Ponte da Boutaca (Batalha)
A versão actual foi construída em 1862 em estilo neogótico constituindo um dos monumentos mais importantes da arquitectura revivalista manuelina. Existem no entanto dados que apontam para uma primeira construção nos séculos XV e XVI, da autoria do mestre Boytac, responsável por algumas obras do Mosteiro de Santa Maria da Vitória.
É a única ponte do país que ainda mantém as casas de portageiro, frequentes no passado para a cobrança da passagem. A edificação da ponte original está ligada à construção do mosteiro, tudo indicando que o respectivo projecto e direcção das obras seriam da responsabilidade dos mesmos arquitectos.
O tapete da ponte centenária – monumento nacional desde 1982 –, que antigamente integrou o traçado Estrada Real de D. Maria I e mais tarde da Estrada Nacional n.º1, tem uma via em cada sentido de trânsito e a circulação está limitada a veículos com menos de 19 toneladas.
Esta ponte foi recuperada recentemente no âmbito de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal da Batalha e o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR). Renasceu como espaço cultural ficando a edilidade a assumir as actividades de gestão corrente e de dinamização cultural, o que implicou a criação de um centro cultural de história e artesanato. Cada casa de portageiro tem uma vocação específica, direccionada para os diferentes escalões etários, mas com interligação entre todos os espaços. Haverá um espaço usado para a exposição de trabalhos infantis, outra terá artesãos, artistas e formadores afectos à Escola de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha. Está ainda contemplada a instalação de um mini-museu de carácter informativo e de um espaço juvenil para a prática de desenho, pintura, escultura e fotografia.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Dylan,
Ser ter ainda tido tempo para aprofundar o teu Blog reconheço-lhe já o mérito de divulgar e alertar para a preservação de locais que, pelo testemunho vivo que são da nossa história, merecem todos os nossos cuidados e atenção. Só por isso estás de Parabéns. Voltarei em breve com mais tempo para falar mais em concreto sobre os teus Posts
Mais um para a minha lista!
Tenho mesmo de retomar as minhas escapadelas por este País fora... abriste-me o apetite!
(Se me é permitida a observação, retira a verificação de palavras aqui na caixa de comentários. Não serve para nada e para nós é sempre um incómodo. É só uma ideia!)
Linda esta ponte, já lá estive e desconhecia a sua história.
Meu caro amigo, sugiro também um belo passeio fazendo a rota dos castelos, no meu blog, estão algumas sugestões, vale a pena.
Logo no início onde se lê:
Ser
Deve ler-se:
Sem
Lamento, mas sempre a correr é no que dá!
Obrigada pela visita.
Dei uma voltinha pelo seu blog...é muito interessante, vou passar mais vezes...
Parabéns.
Também gostei muito do seu blog.
Todos juntos faremos de Portugal um País melhor.
Também aqui vieri várias vezes.
Desconhecia por completo a existência deste monumento.
Obrigado por nos dares a conhecer como deve ser o nosso país,
abraço!
Enviar um comentário