Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Pateira de Fermentelos (Águeda)
A Pateira de Fermentelos é uma lagoa natural, localizada no triângulo Águeda, Aveiro, Oliveira do Bairro, antes da confluência do Rio Cértima com o Rio Águeda, pertencendo na sua parte Sul ao Concelho de Águeda (freguesias de Ois da Ribeira, Espinhel e Fermentelos).
Considerada uma zona húmida de elevada riqueza ecológica, a Pateira de Fermentelos desde cedo se tornou um sistema em que as actividades humanas se integravam perfeitamente na sua dinâmica, permitindo assim a manutenção da lagoa. A prática de uma agricultura drenante e a recolha constante do moliço (para posterior utilização como adubo natural), permitiu a manutenção de uma significativa superfície livre de água e impediu o avanço do pântano. Este equilíbrio, entre a actividade agrícola e a recolha do moliço, conduziu a uma paisagem humanizada de elevada organização e diversidade, na qual a lagoa atingia a sua maior dimensão.
As suas margens são de grande beleza paisagística. Devido à quase nula apanha do moliço e aos detritos arrastados pelas águas que a alimentam, entrou em acelerado processo de assoreamento, emergindo já alguns cabeços e ínsuas cobertas de vegetação. O seu nome - Pateira - vem da regular presença de enormes bandos de patos-bravos, durante as migrações periódicas destas aves.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Há anos que lá não vou!
Lembro-me,quando era pequena,de ter medo desta paisagem.Achava-a desolada e um tanto ou quanto fantasmagórica.Tenho que lá voltar
para confirmar,ou não,as sensações.
Conheço... e a sua degradação é um facto! Por exemplo, os jacintos de água são uma praga a que urge pôr fim...
Dylan
adorei a luz dessa foto.
Já lá não vou há uns anos. A lembrança que tenho do local são mesmo os patos...
Será que ainda por lá andam?!...
A fotografia é lindíssima.
PS- Vou a Ancora no próximo fds por causa dum casamento. Vou ficar dois dias. Alguma sugestão do que deva ver?
E está-se muito bem na Pousada!
Enviar um comentário