Partilhadas por três concelhos, as serras de Santa Justa, Pias e Castiçal têm uma extensão de 2533 hectares, 800 dos quais estão localizados no concelho de Valongo. Gondomar e Paredes partilham o restante território.
A pequena aldeia de Couce, situada no concelho de Valongo, junto da Serra de Santa Justa, mantém os traços originais das habitações, o que lhe confere o carácter pitoresco pelo qual é conhecida e destacada por todos os que a visitam.
A mudança necessária à qualidade de vida das poucas famílias que ainda ali habitam foi iniciada em 2007 com os trabalhos de requalificação levados a cabo pela Câmara Municipal de Valongo. Foi construído um "Corredor Ecológico" que liga a aldeia ao centro da cidade de Valongo, permitindo percorrer de forma pedonal cerca de 10 quilómetros. Da empreitada fez também parte a construção do estradão de acesso ao aglomerado. A acessibilidade à aldeia era um dos problemas de Couce, uma vez que a estrada era em terra batida, dificultando muito a circulação automóvel que se agravava em dias de chuva. Os caminhos da pequena aldeia foram repavimentados com calçada à antiga portuguesa. Para a recuperação completa de Couce ficou a faltar a requalificação das próprias habitações, que já foi alvo de uma candidatura há cerca de quatro anos.
Estes hectares em Valongo foram classificados como Sítio da Rede Natura 2000 e neles podem ser relevantes espécies de fauna e flora, designadamente nove espécies de animais, como o morcego-de-ferradura-grande ou o morcego-de-peluche
6 comentários:
o paraíso que teima em não se deixar esquecer.
e algo ajuda a não deixar entrar o alzheimer do portugal profundo.
parabéns amigo!
Obrigado Arucci. São palavras que estimulam a minha alma.
Nesta ultima semana, por motivos profissionais (ligados ao Turismo) tive que percorrer todo o Algarve para elaborar itinerários. Descobri lugares absolutamente fant+asticos que me eramd esconhecidos, apesar de morar no Algarve, mas acima de todos está a raia Algarvia, junto ao Guadiana, entre Alcoutim e a aldeia de Guerreiros do Rio. Recomendo vivamente um fim de semana nesta zona.
Parabéns, um belo blog, fotos fantásticas. Cumprimentos
Parabéns Dylan. Pelo teor de alta qualidade e utilidade do seu blog!
Tive o "previlégio" de ainda conhecer Couce, Beloi...sem estradas e sem energia!...Saudade da "tasca" do sr Vicente, o moleiro, que lá arranjava sempre uns petistos para os montanheiros!
Podes e deves de contar os segredos que esconde o nosso Tugalito...:-)
Obg pela visita ao meu blog, volta sempre e irei regressar aqui com toda a certeza, novamente.
Enviar um comentário