domingo, 14 de dezembro de 2025

Quinta de Cavaleiros - Outeiro Maior (Vila do Conde)

A Quinta de Cavaleiros, também conhecida como Paço do Casal de Cavaleiros, situada na freguesia de Outeiro Maior, Vila do Conde, tem raízes medievais e julga-se poder ter alguma ligação aos Cavaleiros Templários, uma ordem militar da Idade Média. Actualmente encontra-se em ruínas, já não é visível a varanda com doze colunas de mármore - um exemplar de arquitetura civil renascentista -, mas ainda é perceptível a torre senhorial de três andares que remontará ao século XIII ou XIV e a capela de São Jerónimo que preserva um relógio de sol. Esta propriedade pertenceu à família de Augustina Bessa-Luís durante cerca de uma década, facto que a escritora lembra em algumas das suas obras.
Por aqui passa o percurso PR1 VCD - Rota da Cividade de Bagunte, circular com cerca de 18 km.

                            



                              











sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo

 

O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo é uma área natural de grande beleza com cerca de 20 hectares. O local é uma importante zona húmida costeira, de grande biodiversidade, alimentado pelo rio Lima e pela água doce da ribeira de S. Vicente. É um espaço de visita livre e gratuita dedicado ao recreio e lazer, a atividades de educação ambiental, de investigação científica e conservação da natureza.

Está situado na margem direita do rio Lima e a poente da ponte Eiffel. 

 











domingo, 23 de novembro de 2025

Museu Aristides de Sousa Mendes - Cabanas de Viriato (Carregal do Sal)

Aristides de Sousa Mendes foi o maior humanista português, salvando da morte milhares de pessoas perseguidas pelo nazismo quando era cônsul em Bordéus. A sua antiga Casa do Passal, lugar que guarda as memórias da família, transformou-se num museu que evoca a memória de tempos aos quais não queremos voltar, obrigando a uma reflexão sobre o mundo actual em que vivemos.
Entre 17 e 19 de junho de 1940, emitiu muitos milhares de vistos, contrariando as ordens do Governo de Salazar, situação que o levaria à expulsão da carreira diplomática e a um final de vida na miséria em prol dos outros.
















segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Escola Primária de Faiões - Chaves

 




A escola primária de Faiões, no concelho de Chaves, é um dos mais belos estabelecimentos de ensino desactivados do país, pela sua dimensão, mas principalmente  pelos traços arquitectónicos da sua construção. É um edifício inspirado no Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra onde não falta a cópia da velha torre, ou não fosse o seu benemérito António Morais Sarmento, professor de medicina e antigo reitor da referida universidade. A antiga escola foi inaugurada há 91 anos, foi construída em granito transmontano, possui entrada com escadaria dupla e fontanário público. 





N.B.: A escola está localizada junto à movimentada estrada nacional 103, não havendo qualquer tipo de estacionamento. Deixe o automóvel no interior do parque da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Faiões. 



terça-feira, 2 de setembro de 2025

Praia fluvial do Poço da Corga - Castanheira de Pêra







Apenas à distância de cinco minutos de carro do centro da vila de Castanheira de Pêra, a Praia fluvial do Poço da Corga é um oásis situado na vertente sul da Serra da Lousã. À chegada, somos recebidos por um fantástico carvalhal onde existe um parque de merendas. O local foi recentemente requalificado, a nova ponte sobre a ribeira dá acesso ao solário em socalcos, existindo mais espaço para estender toalhas e condições privilegiadas para utilizadores com mobilidade condicionada. As águas cristalinas da Ribeira de Pera estão retidas num pequeno açude, a jusante da represa a profundidade é maior.





N.B.: Use calçado aquático para proteger os pés das pedras que existem no leito da ribeira.   





segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Praia fluvial de Fróia - Sobreira Formosa (Proença-a-Nova)

A Praia fluvial de Fróia parece ter saído da tela de um pintor. À chegada, a ponte sobre o açude assemelha-se a um lugar vulgar, mas percorrendo até ao fim o passeio de 200 metros ao longo da margem direita da ribeira da Fróia, o espaço transforma-se numa obra de arte. Num pequeno largo no qual se estendem toalhas, juntam-se moinhos em xisto recuperados, bancos para descansar à sombra e até pequenos candeeiros, num local onde a corrente e a profundidade são menores. Uma cascata, um poço e um pequeno areal na margem oposta, completam o quadro pitoresco.

Esta praia foi considerada pela Quercus como "praia com qualidade de ouro" para a época balnear de 2025.