Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
sexta-feira, 6 de março de 2009
Percurso de Salreu e Canelas (Estarreja)
Esta paisagem lagunar, com extensos arrozais e caniçais, é pontilhada por asas de cegonhas-brancas e de garças. Está integrada na ZPE (Zona Protecção Especial) da ria de Aveiro, tem o estauto de IBA (Important Bird Area) pela Birdlife International e pela SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves).
O “Percurso de Salreu” atravessa áreas designadas por sapal e paul, bem como terrenos de cultivo, de enorme beleza. É de natureza circular, tendo o seu início e término junto ao antigo porto de Salreu, na boca do Esteiro com o mesmo nome.
Com uma extensão aproximada de 8,5 km, que podem ser realizados a pé ou de bicicleta, todo este percurso é acompanhado por placas ilustradas com informações sobre os ecossistemas, as espécies animais e vegetais, os seus costumes, bem como a melhor forma de os observar.
Ao percorrê-lo poderá apreciar alguns dos mistérios da vida selvagem, tendo apenas, para isso, que prestar alguma atenção. Repare nos detalhes mais subtis, escute o distante canto do rouxinol, ouça o restolhar entre as ervas, observe imponentes mamíferos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)