domingo, 25 de julho de 2010

Viagem Medieval Stª. Mª. da Feira (29 de Julho a 8 Agosto)



A Viagem Medieval (VM) é o maior evento de recriação histórica medieval do país. A 14ª edição retrata o reinado de D. Afonso IV, sendo recriado o período em que o Condado Portucalense passou a Reino de Portugal. Com características únicas no país, este projecto diferencia-se pelo rigor histórico, dimensão (espacial e temporal) e envolvimento da população e associativismo local, reforçando uma vasta equipa de mais de mil pessoas de diversas áreas, das quais 250 em regime de voluntariado.

Centrada na recriação de episódios e acontecimentos que marcaram a história local e nacional da Idade Média, a VM começou por realizar-se no Castelo, mas rapidamente, se expandiu para todo o centro histórico e zona envolvente, ocupando actualmente uma área de 40 hectares. Entre as novidades, está o espaço dos Arautos Celestes, dedicado à astronomia medieval, que resulta de uma parceria com a Fundação Navegar, que gere o Centro Multimeios de Espinho e o seu planetário.
Sombras do Castelo é outro evento novo, que envolve uma visita nocturna ao Castelo da Feira, que se revelará aos visitantes como lugar de assombração...
Este evento - cuja realização envolve diariamente 1100 pessoas, entre elementos da organização, actores (mais de 400), mercadores (40) e mais de uma centena de artesãos, figurantes e colaboradores em regime de voluntariado - atrai diariamente 50 mil visitantes.