quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Sistelo (Arcos de Valdevez)





A Direcção-Geral do Património Cultural está perto de oficializar toda a área de socalco da aldeia de Sistelo como paisagem cultural protegida, bem como os imóveis localizados à sua volta.
A povoação que fica situada no extremo norte do concelho de Arcos de Valdevez, junto à nascente do rio Vez e às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), tem cerca de 300 habitantes e uma paisagem marcada por casario tradicional, moinhos, espigueiros e o tal elemento especialmente marcante, os socalcos, que lhe valeram o tratamento como “o pequeno Tibete português”. Estes elementos são exemplo da forma como as populações, durante séculos, ultrapassaram as difíceis condições orográficas naquele vale encaixado do rio Vez para tornarem estas terras produtivas, irrigando-as através de levadas.
O Castelo de Sistelo, ex-líbris da aldeia, merece uma cuidadosa visita: trata-se de um palácio de finais do século XIX onde viveu o Visconde de Sistelo. O restante património monumental é completado pela Igreja Paroquial, a Casa do Visconde de Sistelo, a Ponte Romana e o Moinho, a ponte de Sistelo de jusante, a Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos e as Capelas de Santo António, de São João Evangelista, da Senhora dos Remédios e da Senhora do Carmo.
É interessante subir ao miradouro do Chã da Armada para admirar a magnífica vista panorâmica e percorrer o Trilho das Brandas de Sistelo (10 km).