quarta-feira, 8 de junho de 2011

XV Mercado à Moda Antiga (10 -12 Junho) - Oliveira de Azeméis



O Mercado à Moda Antiga recria - em ambiente de festa popular autêntica - usos e costumes do concelho do final do Séc. XIX e início do Séc. XX. Mais de uma centena de tendinhas, expositores e tasquinhas tradicionais espalhadas pelas ruas centrais, transformam a cidade com a animação do tempo dos avós.
Assim, haverá uma Feira Rural com uma representação das antigas artes e ofícios: o tamanqueiro, o oleiro, o chapeleiro, a vendedora e a ´fritadeira´ de peixe, o vidreiro, os tecelões e um lugar de destaque para as padeiras desse produto único que é o Pão de Ul que será confeccionado ao vivo.
Decorrerá um festival de música tradicional, cantares danças históricas e animação de rua com bombos e gigantones. O Programa acolhe ainda um baile tradicional, diversos grupos de teatro e animação de rua ao longo dos três dias, incentivando à participação da população.
Saiba que as crianças também foram lembradas nesta edição do Mercado à Moda Antiga: além de ateliers e jogos tradicionais, haverá espaço para ajudarem a confeccionar o famoso Pão de Ul e assistirem a peças de teatro, entre outras iniciativas. Em paralelo decorrem exposições de contextualização histórica como a "República para além de Lisboa" e "Artes e Ofícios tradicionais".

Texto de Linda Barreiro.