terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Fenda da Calcedónia - Covide (Terras de Bouro)



 
 
 
A Fenda da Calcedónia é um dos caminhos para se chegar ao cume do penedo da Calcedónia onde outrora existiu um povoado fortificado da Idade do Ferro, mais tarde ocupado pelos romanos. O acesso é feito pelo chamado "Trilho da Cidade da Calcedónia", e o principal desafio desta rota é passar pela fenda labiríntica que rasga o penedo granítico de um lado ao outro levando-nos ao seu topo. Aí, as vistas alcançam o Santuário da Porta Aberta e a Barragem da Caniçada.
 
N.B.: Sendo um trilho exigente (4 horas de caminhada), é aconselhável contactar um guia local, não ir sozinho, levar roupa e calçado apropriado, água, e não ir muito carregado.  
Para quem não gosta de caminhar muito e não queira partir de Covide, leve o automóvel em direcção ao Campo do Gerês (São João do Campo). Quando chegar ao cruzamento onde se encontra o cruzeiro e marco miliário vire para "Lamas/Junceda", e continue pela Estrada Municipal 533. Depois de muitas curvas, aparece uma longa recta onde é visível do lado direito o maciço granítico (999 metros).