sábado, 30 de abril de 2011

VII Mercado Medieval Almodôvar (29 de Abril a 1 de Maio)



Este evento pretende ser uma viagem à Idade Média, mais propriamente a 1285, época em que foi outorgado por D. Dinis o Foral à Vila de Almodôvar. A VII edição do certame proporcionará aos seus visitantes o contacto com personagens e a vivência de situações típicas da época, trazendo até ao presente cores, gostos, sons e danças do passado. Contadores de histórias, desvendadores de magias, encantadores de serpentes, arqueiros, cavaleiros, almocreves e mesteirais vão invadir o centro histórico da vila de Almodôvar, onde a acção será constante.
No dia 29 de abril, sexta-feira, pelas 16.00 horas, terá lugar a abertura oficial do Mercado Medieval, e pelas 18:00 horas, será efectuada a leitura do Edital e do Foral que El Rei D. Dinis manda outorgar a Almodôvar. A partir daí, os comes e bebes nas tabernas do mercado, o Arraial dos Trovadores, com os seus festejos e danças à desgarrada, ou as danças Moçárabes e a arte do Encantador de Serpentes, completam o ambiente medieval. Por volta das 23:00 horas, inúmeros castelhanos irrompem pela praça, travando-se uma pequena batalha, em que a Milícia da Vila põe os invasores em debandada. Entretanto, os festejos populares e cantares à desgarrada prosseguem, até que o Alcaide mande que se mande debandar o povo e que a festa termine.
No sábado, dia 30, e no domingo dia 1, o Mercado abrirá portas pelo meio dia e prosseguirá até por volta da meia noite, sempre com a apresentação de muita animação medieval, designadamente um Cortejo de El-Rei D. Diniz que sai a receber Dona Isabel de Aragão (15.00 horas de sábado), ou o cortejo Régio pelas ruas do Burgo com acompanhamento do clero, nobreza, dos mestres de ofício e dos servos da gleba.