quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Reserva Dark Sky - Alentejo

                       Foto de http://www.turismoalqueva.pt/

A "Reserva" é uma área livre de luz artificial, onde o céu é particularmente escuro o mais próximo possível do seu estado original. Esse facto permite a observação astronómica das estrelas, astros, nebulosas, cometas e todos os componentes do céu, mas também permite usufruir de outras actividades nocturnas, como a observação de animais. No mundo, são ao todo 22. Esta, do Alentejo interior, com a Albufeira do Alqueva como pano de fundo, abrange seis concelhos: Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Portel, Barrancos, Moura e Mourão, numa área total superior a 3000 km 2. Esta espécie de turismo científico obrigou algumas câmaras a diminuir a poluição luminosa, diminuindo as luzes entre as 23h e as 5h da manhã para assim se conseguir um céu mais escuro.
Associada à Reserva está a Rota Dark Sky que permite a observação do céu com astrónomos, profissionais ou amadores e respectivos utensílios - telescópios e binóculos -, e outras actividades nocturnas como canoagem, passeios a cavalo, passeios pedestres e passeios de orientação.
Quem sabe se não pode passar um final de ano diferente, sossegado, longe de multidões histéricas, brindando à descoberta de milhões de planetas e constelações! Um verdadeiro réveiluar!

N.B. - Foram feitas algumas transcrições da Revista Única (Expresso) de 18/12/10.