O caminho pedestre que percorre a Levada de Paradela, junto ao rio Varoso, não fica a dever em nada às famosas levadas da Madeira. No alto da colina, qual vigilante, espreita o Mosteiro de São Cristovão de Lafões, padroeiro e protector dos "caminhantes nos lugares solitários", agora transformado em Turismo de Habitação. Somos rodeados por um bosque magnífico de árvores autóctones como carvalhos, sobreiros, medronheiros, loureiros e pinheiros bravos numa caminhada de 4 km em direcção aos laranjais da aldeia de Paradela.
Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023
Levada de Paradela (Valadares) - São Pedro do Sul
Acessos: O caminho mais fácil para lá chegar é pedir autorização para entrar no mosteiro, Monumento de Interesse Público e descer uma pequena escadaria em direcção ao rio. Em alternativa, começar na aldeia da Granja, junto à Capela de São Caetano e percorrer o "PR8 SPS Rota da Laranja" para o vale do rio Varoso.
Etiquetas:
Caminhadas,
Centro de Portugal,
Levada de Paradela,
Montanhas Mágicas,
Paradela,
Rota da Água e da Pedra,
São Pedro do Sul,
Trilhos,
Vale do Vouga
Subscrever:
Mensagens (Atom)