quinta-feira, 17 de abril de 2014

Mercado Nazareno (18 - 21 Abril) - Santo Tirso





A Páscoa vai ser celebrada em Santo Tirso a rigor, com recriações históricas, demonstrações, música e combates entre soldados romanos. Uma viagem no tempo que promete surpreender com alguns dos momentos bíblicos mais marcantes da época pascal. A Praça 25 de Abril vai, entre 18 e 21 de abril, transformar-se num autêntico Mercado Nazareno.

O evento é inédito a nível nacional. Durante quatro dias, um grupo de atores, trajados a rigor, vai recriar os últimos momentos da vida de Cristo, dramatizando episódios como «O Julgamento», «A Última Caminhada», uma procissão pelas ruas da cidade, «A Crucificação», «Recolha do corpo de Cristo», «O Enterro» ou «Aparição de Jesus Cristo» e a «Mensagem dos Apóstolos» Pedro, João e Tomé. Paralelamente às recriações históricas que vão realizar-se entre 18 e 21 de abril, o mercado terá ainda artesãos, mercadores, gastrónomos vestidos à época, com tendas próprias e decoração adequada; uma zona de diversão infantil, uma aldeia com dramatizações de peripécias bíblicas, exposição de animais ao vivo, como galinhas, uma porquinha, ovelhas, burrinhas, cabras, coelhos, entre outros, com vista a tornar o ambiente mais real, o que será, com toda a certeza, uma delícia para miúdos e graúdos; demonstração de velhos ofícios, um acampamento romano e ainda um calvário, com três cruzes.

A pensar, naturalmente, nos mais novos, haverá também os tão apreciados passeios de burro e os contadores de histórias, empenhados em despertar o interesse das crianças para as questões histórico-religiosas.

http://www.cm-stirso.pt/frontoffice/pages/449?event_id=338