terça-feira, 9 de março de 2021

Minas de Rio de Frades (Arouca)
















Se queres ser um aventureiro destemido, uma espécie de Indiana Jones no papel do salteador do ouro perdido, aconselho-te a visitar Rio de Frades, em Arouca, mais concretamente a zona das minas onde está localizada a Galeria do Vale da Cerdeira. Também conhecido como "Túnel de Rio de Frades", a galeria onde outrora se retirava o volfrâmio foi recentemente requalificada e os 400 metros de extensão (ida e volta) podem ser percorridos com total estabilidade e segurança. Se fores suficientemente corajoso para atravessar por baixo da montanha, encontrarás o paraíso perdido: uma enorme cascata e lagoas de águas límpidas!


Acessos: Para quem não quiser perder muito tempo, chegando à aldeia de Rio de Frades, apanhar o PR 6 - Caminho do Carteiro, na parte superior da aldeia, junto ao aglomerado de habitações chamado "Bairro de Cima". No entanto, apesar da estrada para chegar a este local ser asfaltada, é muito estreita e perigosa (não é possível o cruzamento entre dois veículos que transitem em sentidos opostos). É preferível deixar o carro 1 km antes, junto ao cemitério, ou tentar "estacionar" no largo da aldeia se não houver outra possibilidade. 

Conselhos: O túnel é bastante escuro e frio, portanto é imprescindível levar lanterna, ou no mínimo usar a lanterna do telemóvel. Se visitar o local com crianças pequenas é aconselhável usar de precaução no início do trilho e principalmente à saída do túnel onde surge surpreendentemente um vale escarpado banhado por uma ribeira afluente do rio de Frades.

N. B. - Obrigado à Cláudia Pinto do blogue Recantos & Encantos de Portugal, pelas dicas. (https://www.facebook.com/Recantos-Encantos-de-Portugal-281833055348813)


#aroucageopark

#rotadosgeossitios

#rotadaPedraedaÁgua

#MontanhasMágicas


Sem comentários: