![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdOvS9s3zoFV0iDy47mZYMFkf5CjxSIo7CwW3zvuNNTBSJc6WAbGVymc-K1hmDMH9yWKPNbe0WSjLVrfyBU4xV7Geisx0N8SrywCd5BM0FCgmbg0rOvyXwNX8J7iQZlFqgBZFB6YnKOtI/s400/noite+das+bruxas.bmp)
Desde 2002 que a Câmara de Montalegre organiza as "Noites das Bruxas", que decorre em todas as "sextas-feiras 13", e já fazem parte integrante do calendário cultural da região. Recebidos por duendes, diabos, bruxas e outras assombrações, os visitantes passam uma louca aventura até chegarem ao Castelo. As bruxas saiem à rua, os dragões cospem fogo, as carroças voam e gigantescos pássaros assombram o céu. Pelas 20H00, o jantar "embruxado" é realizado pelos vários restaurantes aderentes, não só na vila de Montalegre como nas aldeias limítrofes.
Montalegre já há muito tempo que é a capital do misticismo e tem a sorte de poder contar com o Padre Fontes, um dos principais dinamizadores do Congresso de Medicina Popular em Vilar de Perdizes.
"Sapos e bruxos, mouchos e crujas, demonhos, trasgos e dianhos" são os primeiros a ser invocados pela ladainha do padre Fontes, que, depois de preparar a queimada com aguardente, limão e açúcar, a vai dar a beber a todos os presentes. Para quem acredita, a queimada pode livrar todos os males de embruxamentos, feitiços e maus-olhados. As queimadas também se faziam nas aldeias, nas noites frias de Inverno, para curar as pessoas dos resfriados, constipações e até de dores de garganta.
Devido ao mau tempo, a celebração da sexta-feira 13 realiza-se no Pavilhão Multiusos de Montalegre. Um espaço que está a ser preparado com todo o cuidado e que promete fortes surpresas. Depois das enchentes de Fevereiro e Março é esperada nova romaria até porque em 2010 só existe uma, agendada para Agosto.
PROGRAMA:
Durante a manhã - RTP1 (directo para o programa Praça D’Alegria)
15H00 - Desfile fantasmagórico (ruas de Montalegre) pelos alunos das escolas da vila de Montalegre
20H00 - Jantar infernal (pelos vários restaurantes do concelho)
23H00 - Espectáculo no pavilhão Multiusos de Montalegre
(Queimada esconjurada pelo Padre Fontes)
14 comentários:
Onde alguns pensam em coisas más e azar... há outros (concelho de Montalegre) que aproveitam uma oportunidade de divulgar a terra, ganhar visitas e uns cobres extra.
Interessante este programa "sexta feira, 13" :)
Que interesante la fiesta y que cercana la queimada, en casa hacemos varias al año.
Saludos
Foi realmente novidade para mim, esta festa da sexta-feira 13, em Montalegre.Como achei tão fora do vulgar, aproveitei e mandei o link para a minha filha que está nos EUA em Indianapolis.
Sem dúvida que esta noite é fantástica, já tive o prazer de a visitar várias vezes em 2007 e 2008 e o ambiente é simplesmente fabuloso. Sem igual.
Desde o Jantar nos restaurantes, o evento no Castelo, a fabulosa queimada, tudo muito bem organizado, absolutamente indiscritivel.
Ao qual aproveito para enviar um grande abraço ao David e ao João, que estão envolvidos na organização do evento.
Um bem Haja e continuem com estas iniciativas.
Parabéns pelo blog
Olá,
este é um dos eventos que eu quero certamente visitar. Ainda não tive oportunidade de passar lá numa sexta-feira 13, mas tenho esperança de um dia lá passar.
Cumprimentos
Ainda não consegui lá ir, e também não é este fim de semana que posso visitar Montalegre, mas está nos programas!
Abraço
Nunca participei em nada do género, mas também não é muito a minha onda hehe é isso e carnaval. Beijos
Obrigada pela visita e comentário na "pausa...".Volta sempre!
Gostei deste espaço!
ººº
Não desgosto das 6ª feiras - 13
INTERESSANTE O MODO COMO DÁS DESTAQUE À NOSSA TERRA E AOS NOSSOS COSTUMES.NUNCA ASSISTI A NADA DESTE GÉNERO, MAS CONFESSO QUE, PARA ALÉM DE ASSISTIR, TAMBÉM GOSTAVA DE PARTICIPAR!
BEIJOS DE LUSIBERO
Enviar um comentário