quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Praia fluvial de Valhelhas (Guarda)






Aqui, na região da Beira Interior, junto à Serra da Estrela, sente-se que a natureza fervilha, pois encontra-se em estado puro.

Graças ao trabalho desenvolvido, a Praia Fluvial de Valhelhas possui infraestruturas de excelência, como um posto de primeiros socorros, bar, chuveiros, áreas de jogos, de merendas, churrascos , local destinado a pequenas embarcações e uma zona de estacionamento reservada especificamente para utentes com mobilidade reduzida, estendendo-se por 16 hectares.
A distinção atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa premeia o cumprimento de um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. A Bandeira Azul, distinção máxima em termos de qualidade da água para um rio, o Zêzere, muito afectado pela poluição humana, no passado. O rio Zêzere é o principal curso de água de Valhelhas e um imprescindível meio para manter as culturas agrícolas marginais, através da rega distribuída por levadas que conduzem as águas desde os açudes que estratégicamente são feitos em diversos pontos do rio.

Nesta freguesia, realce também para uma ponte filipina de quatro arcos a ser actualmente restaurada.

14 comentários:

Liliana Sampaio disse...

As praias fluviais conseguem ser fantásticas, principalmente nesta altura, em que as outras estão à pinha. Ainda bem que se vão criando assim uns espaços. Além da possibilidade de uma pessoa poder refrescar-se, há também a de se estar em contacto mais directo com a natureza.


Bela música!...

La Turca y sus viajes disse...

Hola!!!!!!!

Tienes un blog muy lindo y casi como el mío, gracias por pasar por mi casa....

Un besote y abrazo de oso.

MIGUEL NONAY disse...

Olá! Dylan, eu sou Miguel de agradecimentos Dylan de www.miguel-asaltodemata.blogspot.com do blogue para sua sustentação e seu comentário.
Eu gostei de muito seu blogue e eu tornei-me depois de.
Portugal é um destino que eu no futuro previ próximo.
País bonito, fotos preciosas e um grande artigo de notícia.
Cumprimentos.
www.miguel-asaltodemata.blogspot.com
Miguel.
P.D. Eu usei um tradutor. Pardons pelos erros na escrita.

Antonio Ruiz disse...

Olá Dylan.

Obrigado por teu comentário. Estou completamente seguro que há lugares mais formosos em Portugal. É um País de sonho. É um de meus destinos favoritos. Sua gente é maravilhosa.

A cada ano, devido a sua cercania com minha Terra, procuro as paradisiacas praias do Cabo de San Vicente. Percorri a costa até Lisboa e foi realmente belo todo o que conheci.

Agora, com um excelente blog como o teu, poderei me animar a sair de meus destinos habituais e conhecer outras rotas portuguesas que propões.

Obrigado novamente.
Blog de Naturaleza y Viajes

LBJ disse...

É engraçado que só tinha aqui vindo muito de passagem e pouco visto.

Cruzamo-nos em blogs de amigos comuns e nem sei porquê tinha criado um preconceito e tinha-te etiquetado e arquivado e hoje vi a mensagem que deixaste de apoio à Ana do Sul e bati com o rabo no chão.

Gostei do que aqui agora vi e gostei que alguém não indígena tivesse falado dos moinhos do meu Barreiro e de Vouzela de onde saíram parte das minhas costelas :)

Um Abraço

Elena disse...

Hola Dylan! Que buena música has escojido, ha logrado emocionarme. Oyendo a Hevia, mi paisano, y con tu nuevo post. Un lugar que me ha hecho recordar la playa fluvial de Lugo, ciudad en la que nací.Gracias amigo, un fuerte abrazo desde Faro.

Valentim Coelho disse...

Olá Dylan,
no interior há praias fluviais bem equipadas. Em Trás-os-Montes há as praias do Azibo com bandeira azul.
Cumprimentos.
Em Montalegre passei bastante calor. Por lá a paisagem é bastante bonita.
Cumprimentos

Elvira Carvalho disse...

Ora cá está mais um recanto desconhecido, pois embora já tenha estado na Guarda, não saí da cidade e não conheci a praia.
Um abraço e bom Domingo

Ana GG disse...

Gostei tanto da tua gargalhada que me resolvi finalmente a vir botar faladura.

E que sim, pois que gosto e tal e tal e tal. A verdade é que tenho que coscuvilhar com mais tempo.

Onde pára o outro blogue, hein?????

PS.Isto precisa de ser um bocadinho abandalhado. Está tudo muito arrumadinho e direitinho.
AHAHAHAHAHA

Dylan disse...

Saludos a los nuevos visitantes españoles.

Aos restantes, obrigado a todos e voltem sempre.

Manuela Araújo disse...

Passei hoje pela primeira vez por este excelente blogue.
Parabéns, e obrigada por mostrar sítios tão bonitos de Portugal. Voltarei mais vezes.

Ana Cunha disse...

As praias fluviais (vigiadas!) são do melhor!

eu... disse...

Passei umas belas tardes nessa praia quando era mais miúda... É muitíssimo frequentada assim que os dias aquecem na região.
Parabéns pelo blogue!

Unknown disse...

Gostaria de saber se na paria fluvial de Valhelhas há sitios para fazer uma churrascada e estar com a familia e amigos à sombra??? É preciso pagar ou reservar?