terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Serra da Arrábida - Candidatura a Património Mundial da Humanidade (UNESCO)



As câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, apoiadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entregaram na sede da Unesco, em Paris, a candidatura da serra da Arrábida a Património Mundial Misto da Humanidade. A candidatura abrange o território da Cordilheira da Arrábida, desde o Castelo de Palmela até ao Cabo Espichel, integrando área marinha, designadamente o Parque Marinho Luiz Saldanha, com base nos valores naturais, a paisagem, a geologia, a fauna e a flora, os seus habitats e biodiversidade, nos valores culturais, a arqueologia, o património edificado e o património cultural imaterial. 
A Arrábida, de ocupação humana que remonta a cerca de meio milhão de anos, constitui uma das mais belas paisagens portuguesas e do Mundo, com as suas montanhas, vales e picos, numa relação com a sua envolvente: o mar e o estuário do Sado.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Entrudo da Chamusca (Santarém)



Um grupo de mais de uma dezena de elementos munidos de vários potes de barro (quartões), transportados num burro velho, partem pela vila, parando nas tascas, adegas de amigos e cafés. Em roda, lançam o quartão de uns para os outros, e quem o deixar cair paga uma rodada ou uma multa.
Na Quarta-Feira de cinzas dá-se o "Enterro do Galo" com vários protagonistas: um padre, um sacristão, uma viúva e várias carpideiras que se riem do próprio choro. Debitam-se quadras picantes com o objectivo de recordar e coscuvilhar os acontecimentos mais marcantes do ano na vila. Uma crónica social para que alguns dos envolvidos possam corar!