sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Rio Mondego



Um rio aclamado por poetas e compositores, intimamente ligado à história de Portugal. Enquanto as suas águas se fundem com o mar, uma pequena fonte, escondida no alto da Serra da Estrela, continua a assegurar que o Mondego dá vida à sua grande variedade de habitats e de vida selvagem.
''Mondego'' é um documentário realizado por Daniel Pinheiro que retrata a vida selvagem do rio português desde a nascente até à foz. O realizador, nascido em Coimbra e com uma forte ligação ao rio Mondego, quer dar a conhecer a fauna deste ''cantinho do país''. O trabalho foi realizado no âmbito de um mestrado em produção de documentários de vida selvagem na Universidade de Salford, UK. As gravações foram feitas nos meses de Maio e Junho de 2011.
Foram precisas muitas horas de pesquisa e paciência para identificar e encontrar as espécies com maior importância para o rio, como o melro d'água, o tritão ibérico e a salamandra lusitânica. A realização de documentários sobre vida selvagem está a dar os primeiro passos em Portugal e ainda não existem muitos projetos na área. O que é certo é que mesmo para um país pequeno, a riqueza de fauna e flora é abundante e pode ser divulgada ao resto do mundo.

http://www.new4media.net/pt/?id=2432&det=12385

Esta mensagem é uma espécie de prenda natalícia para os meus leitores que apreciam a natureza e a beleza do nosso país. 

5 comentários:

Johnny disse...

Muito bom. Não me admirava se desse na televisão num Sábado ou Domingo de manhã, antes da hora do almoço, em vez de um dos programas da BBC!

Dylan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dylan disse...

Obrigado Johnny, sabia que irias gostar...:)

Já agora, confere também o vídeo que está neste post:
http://aboutportugal-dylan.blogspot.com/2011/03/pedra-letreira-alvares-gois.html

Tiago disse...

Fantástico! : )

Lulu Mari disse...

Que horrivel!