domingo, 3 de outubro de 2010

Convento beneditino de Ganfei - Valença


Antigo convento beneditino, situado na estrada de Valença para Monção, remonta provavelmente ao século VII e é constituído por uma Igreja românica de três naves.
A fundação do mosteiro foi feita no período visigótico, provalvemente no século XII. Albergou durante várias centúrias uma importante comunidade beneditina, sendo a partir do século XVI padroado dos Marqueses de Vila Real. Segundo uma inscrição no claustro, o mosteiro foi destruído no ano 1000 pelo chefe árabe Almançor, sendo reconstruído em 1018 sob o patrocínio de Gafried ou Ganfei, um cavaleiro francês que se tornou santo, derivando do seu nome a actual povoção e o mosteiro. Embora profundamante reformulado no século XVIII, ainda se podem apreciar elementos arquitectónicos do românico, o claustro e elementos pertencentes a fontes, chafarizes e repuxos do antigo convento.

8 comentários:

Roadrunner disse...

Já passei nessa estrada e sinceramente não dei por ele. Tenho que redobrar a atenção da próxima vez, porque pelo que vejo vale uma visita.

Saudações do Roadrunner!

Marilu disse...

Linda arquitetura, difícil acreditar nessas construções fantásticas de 1000 anos, sem tecnologia nenhuma, que sobrevivem ao tempo. Tenha uma linda semana. Beijocas

Isa GT disse...

À primeira vista, parece um pouco abandonado, mas aposto que se fosse em Espanha, estaria todo nos "trinques", bem sinalizado e com visitas guiadas com a respectiva cobrança de bilhetes ;)

Bjos

Laurus nobilis disse...

Pois eu conheco-o, mas já lá vão uns 15-20 anos que não passo por lá. Bem lembrado!

Maciek disse...

Obrigado pelo post.

Luisa disse...

Lindo este Convento mas, com manchas bem visíveis de infiltrações.

Alexandrina Areias disse...

Sempre a (re)descobrir Portugal!!! Parabéns! Mais um bonito monumento do nosso património arquitectónico!!!

Manu World disse...

Coisinhas tão lindas k temos por ai escondidas.... :))
praticamente ao abandono,mts x's... e é pena....criminoso mm!!!
:(

já passei nesta zona algumas x's e n dei por esta bela jóia....
:(