domingo, 13 de dezembro de 2009

Garfe, Aldeia dos Presépios (Póvoa de Lanhoso)




Desde 2002 que a população dos diversos lugares de Garfe presenteia os visitantes com verdadeiras obras de arte, esmerando-se por aperfeiçoar cada presépio, que conjuga particularidades da vida do Minho e do campo com os motes tradicionais da celebração do Natal. Dinâmicos os estáticos, em miniaturas ou tamanho quase real, estes Presépios são verdadeiros conjuntos artísticos, realizados dos mais diversos materiais, que devolvem a bela tradição desta quadra e que encerram horas e horas de trabalho dos habitantes da freguesia.
A tradição conta já oito anos, sendo que, na primeira edição, participaram os lugares de Assento, Devesa, Carvalhinho, Costa, Moinhos, São Roque e Eiras, abraçando esta iniciativa que nasceu pelo desafio lançado pelo grupo de jovens “Chamas Vivas”.
Como nas edições anteriores, em cada Presépio haverá a celebração de uma eucaristia.
Pela primeira vez a freguesia conta com a ‘Loja dos Presépios’. Localizada no lugar de Salgueiros, no centro da freguesia, aquele espaço pretende funcionar como um posto de informação mas também como um local privilegiando para a divulgação dos produtos do concelho. Quem ali se deslocar poderá recolher folhetos informativos acerca dos presépios assim como adquirir produtos regionais. As compotas, o mel, a filigrana, a cestaria, e o vinho verde, são alguns dos produtos em exposição. Esta iniciativa resulta da parceria da Câmara Municipal com a Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso.

14 comentários:

carmen disse...

Olá,
Com você revi o país lindo que conhecí e certamente se o tivesse conhecido antes da minha estadia aí, teria visto mais lugares do que vi. MAs certamente também fica para a próxima ida, que espero aconteça logo logo, pois meu coração o deseja.
Obrigada pelos elogios a minha terra querida; apesar dos muitos problemas, temos a natureza belíssima e o calor humano especial. Vou olhar teu blog todo, aos poucos, amei. Volte sempre.
abraços baianos

Teresa Diniz disse...

Olá Dylan
Deve ser bem interessante. Se fosse mais pertinho de Lisboa, ia visitar.
Bjs

Valentim Coelho disse...

de facto original. e parabéns também "à praça" pela divulgação.
Cumprimentos

Calendas disse...

Obrigada pela visitinha ao meu espaço ;) e muito obrigada pelo elogio às fotos. Agora vou outra vez para a terrinha de nuestros hermanos e prometo fotos novinhas em folha dos Picos de Europa, espero que muito nevados.

Lerei o teu blog com mais calma pq agora o tempo urge. Mas já me está a crescer água na boca devido ao pouco que vi. Voltarei em Janeiro.

Maria Ribeiro disse...

DYLAN: linda ,essa tradição de se continuar a fazer presépios ,por essas aldeias do nosso país. E, como sempre, estou muito grata com esta tua preocupação de dar a conhecer recantos do nosso país, acompanhados de resenha histórica.
Boas festas!
BEIJO DE LUSIBERO

Isa GT disse...

Com "About Portugal" passei mesmo a conhecer melhor o meu País e posso por vezes não comentar, mas como está na minha lista de leitura, não falho um. É pena, como diz a Teresa que muitos dos sítios, não sejam mais pertinho de Lisboa.

Pronúncia disse...

Conheço Garfe por razões familiares e é sempre bom de ver que para se promover uma localidade, especialmente aquelas que nos dizem algo mais, nem é preciso muita coisa, bastam boas ideias e muita vontade de as colocar em prática...

Dylan disse...

Calma amigas! Prometo fazer artigos intressantes perto de Lisboa. Aguardem...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
João Menéres disse...

DYLAN

UFA!
Retornou?
Fiquei muito contente com a sua participação no DESAFIO!

Um abraço.

DIA 20, tenho CARTÃO DE BOAS FESTAS...

Um abraço.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Elena disse...

Los Belenes es una de las constumbres navideñas más bonitas. No conocía esta aldeia dos Presépios.
Te deseo um Feliz Natal. Um abraço.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Fernando Santos (Chana) disse...

Deve ser interessante, muito obrigado pela divulgaçáo....
Um abraço