sábado, 15 de agosto de 2009

Convento do Bom Jesus de Valverde (Évora)



A diocese eborense, ou Mitra de Évora, instituiu no início do séc. XVI, perto da ribeira de Valverde, uma quinta com paço episcopal. Terá sido o Infante Dom Henrique, primeiro arcebispo de Évora e futuro cardeal, quem fundou nos terrenos da quinta um convento de frades capuchos, da invocação do Bom Jesus, cuja comunidade aí se instalou em 1517.
A cúpula central ergue-se sobre um tambor muito elevado, rasgado por oito janelas. Destaca-se a notável igreja renascentista de planta centralizada, outrora decorada com retábulos atribuídos a Gregório Lopes e o claustro de planta quadrada com arcarias redondas e colunas de ordem toscana no piso inferior.
Na área do horto, também conhecido por "Jardim de Jericó", conservam-se várias estruturas hidráulicas construídas entre os séculos XVI e XVIII, de que se destacam pela sua monumentalidade o aqueduto, a "Casa da Água" (poço-cisterna) e o tanque circular também chamado dos Cardeais.
Após a extinção das ordens religiosas, em 1834, todo o conjunto acabou por ficar na posse do Estado, que aí instalou um Posto Agrário, mais tarde a Escola Prática de Agricultura, a depois ainda a Escola de Regentes Agrícolas. Actualmente, o Colégio da Mitra e o do Bom Jesus de Valverde constituem, com a Herdade Experimental da Mitra e o seu complexo habitacional, o Polo da Mitra da Universidade de Évora, onde funcionam departamentos de Ciências Agrárias e Biologia e serviços de apoio, incluindo uma herdade experimental.

9 comentários:

lusibero disse...

Não conheço, mas hei-de conhecer, Dylan! Conheço Évora de passagem. Como sempre .obrigada também pelo texto informativo!
Beijo de Lusibero

Papoila disse...

Olá!
Vim visitar o vizinho... Voltei!
Gostei da viagem que me proporcionou a visita...
Beijo

Javier Adán disse...

Muy bonito.

Alexandrina Areias disse...

Olá, boa tarde!
Mais uma excelente divulgação deste 'nosso' Portugal...!

E como considero este blogue uma 'jóia' na divulgação de belos 'cantos e recantos' do 'nosso' país, decidi atribuir-lhe o selo "este blog é uma jóia" é só ir buscar aos "olhares soltos..."
Continuação de bom domingo.
Cmc's

AA

Elena disse...

Évora es una ciudad con un encanto especial.Precioso el nombre del huerto,y magnifico el uso que la administración ha dado a este lugar con história.Um abraço.

El Deme disse...

Saludos desde Madrid. Conozco Évora, es una ciudad maravillosa. Es un placer pasear por sus calles.

Elvira Carvalho disse...

Conheço Évora de passagem. Fui ver a Catedral, o templo de Diana, um jardim e pouco mais. Mas também não consegui ver agora pois o quadrado preto não abriu para ver o filme.
Um abraço e bom Domingo.

Elvira Carvalho disse...

Obrigada. Parece ser imponente.
Um abraço e uma boa semana

Anónimo disse...

valverde e a mitra sempre estaram na minha memoria. gostei muito de recordar, isso tambem e viver...