sexta-feira, 24 de julho de 2009

Viagem Medieval Stª. Maria da Feira

30 de Julho a 9 Agosto de 2009






A 13ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, iniciativa da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira em parceria com a Federação das Colectividades de Cultura e Recreio do Concelho, vai decorrer de 30 de Julho a 9 de Agosto de 2009, revivendo-se os primeiros anos do reinado de D. Afonso IV, o Justiceiro e depois o Bravo, que se destacou pelas reformas legislativas e judiciais que implementou e que duraram largos séculos.
Esta viagem ao passado permite que Santa Maria da Feira reviva, durante dez longos dias, grandes momentos de lazer, preenchidas pelo bulício dos mercadores, dos artesãos e das regateiras da feira, pelo labor dos artífices, pela arrogância dos cavaleiros que mostram a sua audácia em intensos combates, disputados em justas e torneiros, pela alegoria de personagens que vagueiam, pelo espírito de alegria que invade todo o burgo com sons e fantasias musicais que deslumbram e encantam todos aqueles que nela participam e visitam.
Com características únicas no país, este projecto diferencia-se pelo rigor histórico, dimensão (espacial e temporal) e envolvimento da população e associativismo local, reforçando uma vasta equipa de mais de mil pessoas de diversas áreas, das quais 250 em regime de voluntariado.
Centrada na recriação de episódios e acontecimentos que marcaram a história local e nacional da Idade Média, a VM começou por realizar-se no Castelo, mas rapidamente, se expandiu para todo o centro histórico e zona envolvente, ocupando actualmente uma área de 40 hectares. Recentemente, a VM foi distinguida com uma menção honrosa na terceira edição dos Prémios Turismo de Portugal, na categoria de "Animação".

Alojamento:
Hotel Feira Pedra Bela
Hotel Íbis – Europarque
Hotel Nova Cruz
Residencial dos Lóios

13 comentários:

Cirrus disse...

Isto é um grande espectáculo!! Grande!!

t disse...

Nostalgias de outros tempos…

Elena disse...

Merece la pena vivir la experiencia. En Silves también se celebra las Festas Medievales, en un entorno propício para recrear la época medieval. Estuve hace dos años y tengo un recuerdo estupendo.Un saludo desde Faro.

Elvira Carvalho disse...

Infelizmente para mim nunca assisti a uma feira medieval, e penso que deve ser uma sensação incrível, ver-mo-nos num ambiente de que apenas ouvimos falar.
Também não conheço Santa Maria de Feira a não ser de nome. Quem sabe um dia vou lá assistir a uma destas feiras?
Um abraço e uma boa semana

Pronúncia disse...

Dylan, obrigada!
Acabaste de me arranjar um programa para a minha primeira semana de férias.

;)

forteifeio disse...

Grande post. Excelente. Fiquei com vontade de ir lá nas férias.

abraço

Francisco José Rito disse...

Muito interessante.
Eu logo aqui a dois passos e nunca lá fui. Que vergonha...
Parabens pelo blog. Pretendo segui-lo, se me for permitido :-)

Francisco

Piquenina disse...

muito bom!
sou fã.

e, hoje, que vim parar aqui fiquei, desde logo, fã deste cantinho.

parabéns!
vou voltar com frequência.

Mikas disse...

Não conheço a zona mas este ano conto fazer alguns fins de semana fora do Algarve e quem sabe :-)

alfabeta disse...

Adoro este tipo de feiras medievais claro,mas nunca fui a Sta Maria da Feira.

:)

Valentim Coelho disse...

SM Feira é conhecida pelas suas espectaculares feiras medievais!

Unknown disse...

A Feira Medieval de Santa Maria da Feira é realmente um evento a não perder. Já estive por lá mais de uma vez e há sempre coisas e espectáculos interessantes para ver. Um ambiente realmente distinto e fascinante. Gostei muito do teu blog. Eu trabalho numa web e rede social de viagens que acaba de ser lançada em Portugal. Se tiveres curiosidade visita www.minube.pt. Desde já encorajo-te a deixares lá a tua opinião sobre todos esses sítios que visitaste e, porque não, também as tuas fotos e vídeos! Cumprimentos

Anónimo disse...

Olá! Eu tive o prazer de ter uma participação na viagem medieval durante 2 anos consecutivos e também participei na organização do evento. É um evento mesmo maravilhoso e aconselho a todos que ainda não foram, a vir este ano a Santa Maria da Feira e deixarem-se maravilhar pelos encantos de outro tempo.
Neste momento estou a trabalhar numa agência de viagens e vou criar um pacote turístico para quem quiser vir à viagem medieval. Vai ser o primeiro pacote criado especialmente para este evento! =)

e-mail: silvia_romao86@hotmail.com