Esta Aldeia de Portugal está situada na vertente norte da Serra da Cabreira, a cerca de 820 metros de altitude. O que impressiona neste local são os mais de 40 espigueiros que revelam o seu passado ligado à terra e à agricultura bem como bons exemplos da arquitectura vernacular: as casas em pedra granítica, o cruzeiro, eiras, moinhos, pontes, forno comunitário e a igreja com o relógio de sol.
Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
sábado, 25 de janeiro de 2025
sábado, 11 de janeiro de 2025
Poço das Traves - Ruivães (Vieira do Minho)
sábado, 4 de janeiro de 2025
Minas da Borralha (Salto) - Montalegre
As minas da Borralha são um marco histórico da "corrida ao volfrâmio" durante a 2ª. Guerra Mundial, uma espécie de paisagem apocalíptica ao estilo do filme Mad Max. É um couto mineiro gigantesco de 2500 hectares com um património impressionante e até sofisticado, pois existia um cineteatro, com o espanto de já haver luz eléctrica no local, em 1904. Havia posto da GNR, escola, posto de Correios, refeitório, Igreja, cantina (zona de comércio), campo de jogos, fundição, oficinas, lavarias, carpintaria, escritórios, armazéns, pensão e bairros que chegaram a albergar cerca de 5000 pessoas, instalações que evocam a história e a memória das gentes que aqui viveram e trabalharam.
N.B. - O espaço contém elementos de risco como desníveis, estruturas sem estabilidade, etc..
Existe um centro interpretativo e dois percursos pedestres que percorrem os pontos principais do couto mineiro.