quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ponte de Mouro - Monção




















Ponte de Mouro tem muitos locais de interesse, mas o objectivo da viagem que me levou a esta "Aldeia de Portugal" era a sua praia fluvial. As águas cristalinas do rio Mouro são um oásis nestes dias de insuportável calor. As crianças vão adorar o local, e apesar de não haver vigilância, existe segurança pois em frente à praia a altura da água não ultrapassa os joelhos de um adulto normal. Aconselho apenas o uso de chinelos dentro da água por haver umas pedrinhas irritantes no local. 


O cenário bucólico contempla ainda a Ponte Medieval sobre o rio Mouro, originária do século XIV, onde em 1386, se deu o encontro de D. João I com o Duque de Lencastre e no qual se estabeleceram as condições da cooperação militar portuguesa com o rei inglês, que pretendia conquistar Castela. Realce ainda para as casas típicas, rurais, do Minho, em granito, alguns moinhos e a Igreja de Barbeita.

Acessos: Para quem vem de Monção ou de Melgaço, apanhar a EN 101 e sair na direcção da freguesia de Barbeita.

4 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

Tem graça que sempre achei que o rio se chamava Rio de Mouro. Mas não. No site da Câmara Municipal de Monção encontrei escrito Rio Mouro. E está bem. Assim não há confusões com o Rio de Mouro dos concelhos de Sintra e Oeiras, um ribeiro que desagua no Tejo e que conheço desde os meus dez anos, quando a minha bisavó comprou uma quinta em Albarraque (no concelho de Sintra) e ainda ninguém imaginava sequer que viessem a aparecer aqueles dormitórios todos ali à volta. Era tudo rural e puramente saloio. Até uma carroça eu cheguei a conduzir, com um adulto ao lado de barrete na cabeça e tudo!

De resto, que dizer do Rio Mouro, afluente do Minho? Dá vontade de ir já a correr para lá e mergulhar os pés naquela água tão cristalina que até apetece beber, vinda dos lados de Castro Laboreiro. Obrigado pelas belas imagens.

Unknown disse...

Não conheço Monção. Acho que nem para lá eu porei nunca os pés por causa duma má recordação envolvendo uma ex-namorada minha. :|

Dylan disse...

Obrigado eu, Fernando Ribeiro. Nem queira saber o que passei para encontrar o local...

FireHead, ui, ui, desabafa rapaz...Estou certo que as tuas artes marciais desenrascam essas situações!...

Marco Aurélio disse...

Sou Brasileiro e conheci está parte de Portugal onde meu pai tem parentes em 1994, lindo lugar, tenho saudades e muita vontade de lá retornar.